Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
De acordo com os trabalhadores, o terreno está desocupado há décadas, descumprindo uma função social [de moradia]
Cerca de 200 famílias, organizadas pelo Movimento Popular por Moradia (MPM), ocuparam, na madrugada desta terça-feira (10), um terreno na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O espaço localizado no bairro Iná, de acordo com a prefeitura, que enviou nota à Banda B (leia abaixo), pertence à União.
De acordo com os trabalhadores, o terreno está desocupado há décadas, descumprindo uma função social [de moradia], e trata-se de um imóvel, entre os 10 mil do governo federal, que estão vagos.
São José dos Pinhais tem se destacado pelo enorme crescimento populacional ocorrido nos últimos anos. É o município mais populoso, com cerca de 330 mil habitantes, e um dos que mais cresce da Região Metropolitana de Curitiba. A enorme quantidade de terrenos desocupados (vazios urbanos) se alia à especulação imobiliária no município. Nesse contexto, o problema de moradia se agrava.diz o MPM.
Segundo o MPM, o objetivo negociar e garantir a destinação do terreno ocupado para Habitação Popular de interesse social, com a construção de moradias para as famílias necessitadas.
Essas famílias irão permanecer acampadas no local até que consigam negociar uma solução, atendendo ao seu direito constitucional e democrático à moradia digna.completou o MPM.
Em nota, a Prefeitura em São José dos Pinhais se posicionou da seguinte forma:
A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que a área ocupada no município nesta quarta-feira (11), é de propriedade da União Federal, desta forma, a administração pública municipal salienta que não tem autorização para atuar no perímetro.
Destacamos ainda que, assim que tomamos conhecimento da situação, uma equipe da Guarda Municipal de São José dos Pinhais se deslocou até a região para evitar que os terrenos municipais também fossem ocupados irregularmente, bem como estamos em contato com os responsáveis para que o ocorrido seja solucionado o mais rápido possível.Prefeitura de São José dos Pinhais.