Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Para incentivar os contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda devido para instituições e projetos sociais que atendem idosos em Curitiba, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançaram uma nova campanha publicitária, nesta terça-feira (12/11).

As peças podem ser vistas nos pontos de ônibus, TVs dos ônibus e terminais, redes sociais, rádios, painéis digitais de bancas e em sites e retratam pessoas idosas, algumas delas participantes de serviços ofertados pela FAS e que são desenvolvidos com recursos destinados pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).

Empresários

A campanha busca sensibilizar pessoas físicas e jurídicas, mas, neste momento, principalmente os empresários e contadores que têm prazo até o último dia útil deste ano para entregar a Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Empresas que usam o regime de tributação de Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido. Já para pessoas físicas o limite é de até 6% até o último dia útil do ano e de 3% em 2025, durante o prazo de recebimento das declarações estipulado pelo governo.

Todos os valores destinados pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa são aplicados em projetos e programas de atendimento, promoção e garantia de direitos que obrigatoriamente precisam ser aprovados pelo CMDPI.

Para a presidente da CMDPI, Priscila Guimarães Rodrigues, os projetos incentivados representam uma oportunidade valiosa de promoção do bem-estar, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas. “A população idosa vem crescendo, e isso demonstra o quanto é importante investir em ações que possam gerar programas e serviços que atendam as necessidades em saúde, lazer, proteção, valorização, inclusão desse público”, diz.

Projetos e programas

Aos 80 anos, Toshio Oshida Sato, que prefere ser chamada de Eliza, participa de atividades ofertadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da FAS que recebe recursos provenientes do Imposto de Renda.

Nascida no Norte do Paraná, em uma fazenda onde os pais viviam do plantio de café, ela admite que não entende nada de Imposto de Renda. “O que sei é que gosto de participar das atividades, lá encontro as amigas, faço crochê, bordados e pintura e tudo isso me faz muito bem”, diz ela, com forte sotaque.

Moradora do bairro Campo Comprido, Eliza frequenta o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sandra há aproximadamente 15 anos. Todas as sextas-feiras à tarde, das 13h30 às 16h, ela se dedica às horas de convivência e lazer, o que considera uma oportunidade de socializar. “Eu adoro o Cras, lá eu vejo as minhas amigas, conversamos”, conta com satisfação.

Atualmente, além de Eliza, a FAS atende 760 pessoas idosas em grupos do SCFV. Entre as atividades realizadas estão artesanato, canto, canto e seresta, dança, dança cigana, dança circular, dança de salão, dança de ritmos diversos, dança sênior, pintura em tela, tai-chi-chuan, ioga, além de aulas de espanhol, italiano, francês, inglês e japonês.

Passo a passo

Fazer a destinação do Imposto de Renda é simples e rápido. Basta seguir o passo a passo, pagar o boleto e declarar a doação.

1º – Calcule o valor aproximado do imposto devido.
Utilize como base os anos anteriores. Na dúvida, fale com seu contador.

2º – Vamos a doação?
Para começar é só acessar este link

3º – Preencha o boleto.
Escolha pessoa jurídica, preencha o valor calculado e a data do pagamento. No campo “Receptor”. É possível escolher o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou projetos de entidades.

4º – Pague o boleto e declare a doação.
Efetue o pagamento da guia até o último dia útil de 2024 e declare a doação.

O recibo será enviado para o e-mail informado no momento da emissão do boleto.

Saiba mais no site idososcuritiba.curitiba.pr.gov.br