Estudantes da rede municipal de Curitiba conquistam vaga na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica

Escute a materia

Doze equipes de alta performance da rede municipal de ensino de Curitiba conquistaram vaga para a etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica, que será realizada na cidade de São Paulo (SP), dias 8 e 9 de dezembro. A conquista é fruto do desempenho dos estudantes na etapa regional do Paraná, realizada dia 7 de novembro, no Colégio Estadual do Paraná.

As equipes receberam ainda uma homenagem, com certificação de Honra ao Mérito.

Ao todo, participaram 14 equipes de alta performance de nove escolas (turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e cinco Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

No nível I, são 11 vagas e no nível II, são mais 10 vagas para o nacional. Das 14 equipes, 12 avançaram para a próxima fase da competição. 

A etapa regional contou com a participação de 138 estudantes e 26 instituições, totalizando 86 inscrições distribuídas entre as modalidades Cabo de Guerra, Dança de Robôs, Registro Multimidiático, Resgate no Plano, Viagem ao Centro da Terra e Sumô, nos níveis I, II e III.

Cada modalidade e cada nível ofereciam três vagas para a etapa nacional, e a rede curitibana conquistou 11 das 54 vagas disponíveis.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, comemorou o resultado. 

“São conquistas que nos enchem de orgulho. Nossos professores e estudantes têm realizado um excelente trabalho na robótica, com premiações nacionais e internacionais, como no Líbano, em 2019”, lembrou a secretária.

Naquele ano, a equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva (Cajuru), ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, em Biblos.

A gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Campese Cezário, destaca outras conquistas das equipes de robótica da rede municipal. A equipe Cyber Rex, da Escola Omar Sabbag (Cajuru), conquistou, no mês passado, vaga para a etapa nacional da First Lego League, que será realizada em Brasília em março do ano que vem.

“Esse resultado é fruto de um amplo trabalho em toda rede municipal de ensino, desenvolvido ao longo dos últimos anos, que não parou nem durante a pandemia, com as aulas de robótica pela TV Escola Curitiba”, pontuou Silmara.

Robôs e programação

A Robótica Educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. 

Equipamentos novos

Os investimentos da Educação nessa área são constantes. Tablets, celulares, microscópios eletrônicos, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, centrais multimídia, kits de robótica. Tudo isso integrou o pacote de equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal da Educação nos últimos três anos para beneficiar as 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino.

Ao todo, foram R$ 128 milhões em investimentos desde 2021, valor que inclui o projeto dos Faróis Móveis, que já estão em todas as unidades educacionais.

Em 2022, as escolas municipais começaram a receber equipamentos tecnológicos para renovação dos laboratórios de informática e espaços maker (faça você mesmo). Há mais de dez anos não havia uma renovação para toda a rede. Foram adquiridos itens para uso pedagógico e administrativo (como direção e sala dos professores) com investimentos totais de R$ 41,8 milhões.

  • SAIBA MAIS sobre o trabalho de Inovação Pedagógica na rede curitibana

Veja a lista completa das premiações

Equipe Alcateia (EM CAIC Cândido Portinari):

1.º lugar em Transformando Vidas (Técnico Wagner Sousa)
1.º lugar na Viagem ao Centro da Terra nível I
1.º lugar no Resgate no Plano nível I

Equipe Atomic Bots (EM Herley Mehl):

3.º lugar na Viagem ao Centro da Terra nível II
2.º lugar no Resgate no Plano nível I
2.º lugar no Resgate no Plano nível II

Equipe Capivaras Robóticas (EM Papa João XXIII):

1.º lugar na Dança de Robôs nível II
1.º lugar na Viagem ao Centro da Terra nível II

Equipe Cyber Rex (EM Prefeito Omar Sabbag):

2.º lugar na Viagem ao Centro da Terra nível I

Equipe Conectados (EM Coronel Durival Britto e Silva):

3.º lugar no Cabo de Guerra nível II
1.º lugar no Resgate no Plano nível II

Equipe Fusion Robôs (EM São Miguel):

2.º lugar no Cabo de Guerra nível II
3.º lugar no Resgate no Plano nível II

Equipe Jack Tech (CMAEE Doutor Francisco Antônio Marçallo):

1.º lugar na Dança de Robôs nível I

Equipe Mega Programs (CMAEE Maria Cândida Franklin Abrão):

3.º lugar no Cabo de Guerra nível I
3.º lugar no Sumô nível I

Equipe Navegadores da Matrix (EM Professor Erasmo Pilotto):

2.º lugar no Registro Multimidiático nível II
2.º lugar na Dança de Robôs nível II

Equipe Procote (CMAEE Professora Arlete Procotte):

3.º lugar no Resgate no Plano nível I

Equipe Robotic Dancers (EM Albert Schweitzer):

1.º lugar no Cabo de Guerra nível I
3.º lugar na Viagem ao Centro da Terra nível I

Equipe Team Juniors (CMAEE Maria Julieta Alves Malty)

 2.º lugar no Sumô nível I

+ There are no comments

Add yours