Escute a materia
|
Espaços de amamentação e lactários disponíveis em todos os 237 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e equipamentos públicos como Ruas da Cidadania, além dos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. Mais de nove mil bebês e crianças beneficiadas. Esses são os resultados dos 17 anos do programa Mama Nenê, desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação e da Saúde.
- Mais Inteligente do Mundo, Mais Igualitária do Brasil: Curitiba celebra 175 prêmios nacionais e internacionais em oito anos
- Com Saúde 4.1, Curitiba é a capital mais igualitária do Brasil
O Mama Nenê incentiva o aleitamento materno, com espaços reservados e especialmente preparados para a amamentação dentro das creches públicas, que também estão equipadas com lactários. As mães também podem retirar o leite, que é armazenado e oferecido depois ao bebê.
Nesta quarta-feira (13/11), as unidades participantes de 2024 receberam suas certificações.
“O programa também oferta cursos de formação a diretores, pedagogos e profissionais que atuam nos berçários e lactaristas e possibilita que bebês sejam alimentados com o leite materno armazenado e oferecido pelos profissionais, na impossibilidade de a mãe amamentar no CMEI”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Também participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino, chefes dos Núcleos Regionais da Educação e equipes das unidades de Educação Infantil.
Caderno
Desde 2022, a rede municipal de ensino conta com um material específico sobre o programa. O Departamento de Educação Infantil preparou o caderno “Programa Mama Nenê: Pelo direito à amamentação”, com o histórico das ações, a importância do aleitamento materno, dicas de amamentação, orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), imagens dos espaços de amamentação de Curitiba, relatos de mães, além de orientações para a estruturação do Espaço Mama Nenê.
ACESSE AQUI o caderno
+ There are no comments
Add yours