Saúde de Curitiba faz mais de 1,5 milhão de atendimentos por mês

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Com uma robusta rede, composta por 310 equipamentos no SUS Curitibano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) presta mais de 1,5 milhão de atendimentos por mês, considerando os serviços que funcionam de segunda a sexta-feira. Isso corresponde a uma média diária de mais de 68 mil atendimentos na atenção primária, especializada e hospitalar. 

Somando os atendimentos de urgência e emergência e a Central Saúde Já, que funcionam todos os dias da semana, o SUS Curitibano chega a realizar 1,8 milhão de atendimentos por mês. Nos fins de semana, são cerca de 12 mil atendimentos diários. Os dados se referem à produção do SUS Curitibano no mês de agosto de 2024.

“Agradeço ao prefeito Rafael Greca a prioridade que tem dado à Saúde, com um orçamento digno que nos possibilita aperfeiçoar cada vez mais nosso SUS Curitibano”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O orçamento da Saúde de Curitiba saltou de R$ 1,7 bilhão em 2017, primeiro ano da gestão do prefeito Rafael Greca, para mais de R$ 3 bilhões em 2024, superando o percentual mínimo de 15% exigido por lei para ser aplicado na área. Anualmente, a Prefeitura supera 20% das receitas correntes líquidas direcionadas ao orçamento da Saúde.

Atenção Primária

Nas Unidades Básicas de Saúde, distribuídas em toda cidade em dez distritos sanitários, a média diária de atendimentos chega a 35 mil. No mês de agosto, com 22 dias úteis, foram mais de 772 mil atendimentos em 108 Unidades de Saúde disponíveis. São consultas de rotina, aplicação de vacinas, coleta de preventivos, consultas médicas e de enfermagem, além de serviços de apoio como psicologia, fisioterapia, nutrição e educação física.

É na unidade de saúde que a população pode fazer o acompanhamento geral de saúde, assim como a realização do pré-natal das gestantes, o monitoramento da saúde dos idosos e o atendimento odontológico de rotina.

Atenção Especializada

As pessoas que precisam de atendimento especializado são encaminhadas às consultas e exames necessários pela equipe de atenção primária. Mensalmente, o SUS Curitibano realiza mais de 310 mil atendimentos, entre consultas iniciais e retornos com especialistas e exames especializados. A média diária ultrapassa os 14 mil atendimentos, sendo que são priorizados os casos mais urgentes, garantindo que a pessoa que aguarda pelo procedimento especializado tenha uma espera segura, pois continua vinculada à sua Unidade de Saúde de referência, acompanhada pela equipe multiprofissional de atenção primária. Curitiba realiza consultas e exames com especialistas em sua rede própria e em serviços contratados.

Urgência e Emergência

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam em plantão 24 horas, todos os dias da semana. Em agosto, as nove UPAs de Curitiba realizaram mais de 157 mil atendimentos, com uma média de 5 mil por dia. A população deve procurar uma UPA em casos mais graves, como dificuldade para respirar, dor forte no peito, febre alta, emergência em saúde mental, entre outros.

O atendimento segue protocolo de classificação de risco, priorizando pacientes com situações de urgência e emergência, garantindo que os casos mais graves sejam atendidos primeiro. Na UPA os pacientes são classificados por cores de acordo com o grau de risco e o tempo necessário para atendimento: vermelho é emergência; laranja, muito urgente; amarelo, urgente; verde, pouco urgente e azul é classificado como não urgente.

Central Saúde Já

O atendimento de saúde por telefone ou vídeo é uma novidade que ganhou força durante a pandemia de covid-19 e vem se consolidando como mais um ponto de atenção à saúde. Desde que foi criada, em março de 2020, a Central já realizou mais de 1,3 milhão de atendimentos. Mensalmente, a central realiza mais de 45 mil atendimentos, uma média de 1,4 mil por dia.

Central Saúde Já Curitiba atende todos os dias, inclusive em feriados, das 7h às 22h, e fins de semana, das 8h às 20h. O curitibano que tem sintomas leves e que precisa de atendimento no mesmo dia, pode acessar a Central pelo telefone 3350-9000 para ser atendido por profissionais de saúde da SMS. Caso seja necessário, será realizada consulta médica por vídeo pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, sem precisar sair de casa. 

Para ter acesso a esses serviços, é preciso ter cadastro definitivo e senha no aplicativo Saúde Já Curitiba.

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