Escute a materia
|
Não será o primeiro encontro entre eles, depois da convenção do PSB. Ducci esteve com Lula no último sábado em Brasília
O presidente Lula desembarca na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na quinta-feira (15). Na agenda oficial, estão a reinauguração da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), localizada em Araucária, no fim da manhã, e uma visita à fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, às 15h.
O Blog Politicamente apurou que Lula deverá ter outros compromissos — fora da agenda oficial. O presidente da República deve gravar, entre uma agenda e outra, uma participação no programa eleitoral de Luciano Ducci (PSB) — seu candidato a prefeito de Curitiba na eleição de outubro.
Não será o primeiro encontro entre eles, depois da convenção do PSB. Ducci esteve com Lula no último sábado em Brasília. Os dois bateram algumas fotos que ainda não foram divulgadas.
A chegada do presidente está prevista por volta de 10 horas. Além de reativar a fábrica, Lula deverá anunciar novos investimentos na Refinaria Getúlio Vargas (Repar). A Fafen entrou em hibernação em 2020, sob o argumento de que a unidade gerava prejuízos.
A fábrica tem capacidade para produzir 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia. A unidade também deve voltar a produzir o Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA), utilizado para reduzir a emissão de gases poluentes em veículos com motor a diesel.
A empresa, vinculada à Petrobras, recebeu um aporte de investimento na ordem de R$ 1,2 bilhão. Mesmo com a reinauguração, a fábrica só deverá entrar em operação plena no segundo semestre de 2025.
Além da recontratação de funcionários, a reabertura da Fafen deve diminuir, ao menos em partes, a dependência do Brasil neste tipo de produto. Só em 2023, os agricultores utilizaram 45,8 milhões de toneladas de adubo.
+ There are no comments
Add yours