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A meta é que, até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050
Em Curitiba, o futuro do transporte coletivo já pode ser vivido no presente. Desde esta segunda-feira, (15), a linha interbairros I, que percorre 14 bairros do primeiro anel da capital, já está operando com seis ônibus 100% elétricos. Um sétimo coletivo vai começar a circular na linha Água Verde em agosto. Este é o primeiro lote dos veículos que devem gradativamente, até 2050, substituir completamente a frota curitibana, num esforço coletivo que envolve a prefeitura da cidade e os empresários do transporte coletivo.
Desde 2023, as empresas que compõem a Rede Integrada do Transporte Coletivo(RIT) vêm capacitando seus colaboradores para a nova realidade. Os motoristas que participaram de treinamentos para conduzir os novos veículos, estão entusiasmados.
“É algo indescritível. É uma sensação única, é você sonhar e hoje estar acontecendo. É como você estar conduzindo o futuro. É um ônibus que, por onde você passa, leva uma sensação de felicidade para as pessoas. Eu me sinto uma celebridade”,Ivonei Aparecido Ribas, motorista
Para a motorista Salete do Rocio Bueno Alves, todos saem ganhando.
“Ele é silencioso, confortável. Melhor para quem trabalha e para os passageiros também. Não tem comparação”.
O motorista Paulo Roberto Cancio do Amaral, que há três anos trabalha na empresa Sorriso de Curitiba, ressalta a autonomia do veículo que passa agora a dirigir.
“Ele tem uma autonomia de aproximadamente 250 quilômetros, tem também uma função regenerativa em relação à bateria; conforme a condução do motorista, o veículo vai regenerando a bateria e aumentando a autonomia. É uma sensação inovadora. Por ter tanta tecnologia embarcada, a gente tem a impressão de que está em outro mundo”,Paulo Roberto Cancio do Amaral, motorista
Descarbonização
O projeto de descarbonização da frota de Curitiba é considerado referência no País por reunir um amplo programa de testes da tecnologia. As Empresas de Ônibus de Curitiba participam dos estudos e testes desde o início do projeto.
“Acompanhamos o desempenho dos veículos durante toda a fase de testes e seguimos fazendo parte deste projeto modelo de eletromobilidade, para que a nossa cidade tenha a melhor opção de transporte”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Mauricio Gulin.
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