Escute a materia
|
O prefeito Rafael Greca lançou nesta quinta-feira (18/4) a Campanha do Agasalho 2024. A ação, que acontece todos os anos, incentiva a população a doar agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho que serão usados pela Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e a pessoas em situação de rua.
A expectativa é que este ano a Campanha do Agasalho ultrapasse as doações registradas em 2023, quando a FAS contabilizou 210.299 peças de roupas, cobertores e calçados.
“Nós queremos mais, esperamos que a campanha gere frutos de alegria, de solidariedade e de esperança. Uma campanha do agasalho é fundamental para que possamos compartilhar aquilo que nos sobra, mas que falta na casa dos mais vulneráveis”, disse Greca.
O prefeito destacou ainda a rede de proteção social existente em Curitiba, especialmente com o resgate social e o Mesa Solidária, e elogiou o trabalho executado pelos servidores da FAS no atendimennto às pesssoas em vulnerabilidade social.
Considerada a capital mais fria do país, Curitiba costuma registrar temperaturas baixas, principalmente no inverno, e com a ação a Prefeitura busca preservar a saúde e integridade física da população atendida, principalmente aquela que vive nas ruas.
Greca reforçou que a população pode doar para a campanha cobertores, toalhas e roupas para pessoas adultas e crianças, mas principalmente agasalhos e calçados para homens, que são maioria entre a população em situação de rua na cidade.
As doações serão distribuídas às famílias atendidas nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e também nas unidades de atendimento à população de rua, entre elas as de acolhimento, onde esse público pode dormir protegido do frio, se alimentar e fazer a higiene.
Proteção social
Com o slogan Aqueça Corações – Doe Agasalhos, a campanha sugere que os curitibanos separem e doem roupas que estejam em boas condições de uso e, com isso, colaborem para que centenas de pessoas possam ficar aquecidas no inverno. Em 2023, 20% das peças doadas foram descartadas por estarem danificadas.
A divulgação da Campanha do Agasalho será feita nos pontos de ônibus, em televisões de alguns veículos do transporte público e em cartazes nos pontos de coleta de doações.
Maria Alice Erthal, presidente da FAS, disse que a participação da comunidade será fundamental neste inverno que, segundo previsões, será chuvoso e com temperaturas muito baixas. “Estamos entrando no período mais frio do ano e o inverno costuma castigar mais as pessoas em vulnerabilidade social, principalmente as que vivem em situação de rua”, disse.
Parceiros
Neste momento, a Campanha do Agasalho conta com dez empresas parceiras, além de órgãos da administração do município, que juntos somam 99 pontos de arrecadação de doações. Confira a lista AQUI.
São parceiros da campanha: ParkShoppingBarigüi, rede de supermercados Condor, Gigante Atacadista JK, Ritmo Logística S/A, Lojas Colombo (filial – Rua Lourival Wendler, 406), Addinte, TIC Transportes, Academia América Sports and Fitness e o Shopping Palladium Curitiba, que participa pela primeira vez da ação.
Jacqueline Aparecida Cardeal Vieira de Lemos, superintendente do ParkShoppingBarigüi, falou em nome de todos os apoiadores e agradeceu a oportunidade de participar da ação de solidariedade. “Sabemos que apoiar a Campanha do Agasalho fará diferença na vida de muitas pessoas, proporcionando conforto, calor e esperança”, disse.
Para a superintendente, a parceria permitirá ainda a união de forças e recursos, o que ampliará o impacto e o alcance da ação, chegando a mais pessoas de maneira ágil e eficiente. “Ao colaborarmos com o poder público enriquecemos nossas próprias práticas, aprendemos uns com os outros e inspiramos outras organizações a se envolverem e contribuírem para a causa”, ressaltou.
A diretora de Marketing do Grupo Tacla, Cida Oliveira, também destaca a importância do Shopping Palladium participar da campanha. “É um compromisso com o bem-estar social das pessoas em vulnerabilidade. Com essa iniciativa, estimulamos o senso de responsabilidade social em nossos clientes, lojistas e colaboradores.”
Pontos de coleta
Além dos pontos de coleta das empresas parceiras, a população poderá entregar doações nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos dez Núcleos Regionais localizados nas Ruas da Cidadania e no Disque Solidariedade, vinculados à FAS. E, ainda, no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e no prédio central da Prefeitura.
Informações e pedidos para participar da campanha como ponto de coleta devem entrar em contato com o Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596. Pessoas que desejam fazer grandes doações podem solicitar a coleta pela Central 156.
Presenças
Participaram também do lançamento da Campanha do Agasalho a sócia-proprietária da NQM Comunicação, Mônica Santanna, os sócios-proprietários da Academia América Sports and Fitness, Vinicius André Gambeta e Venair Freire Gambeta, o sócio-diretor da Central Press e presidente do Conselho da ADVB, Cláudio Stringari Marques, e as analistas de Gestão Empresarial e de Operações da Ritmo Logística, Vanessa Machado e Caroline Toledo,
E, ainda, os secretários municipais Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude), Cinthia Genguini (Comunicação Social) e Educação, Maria Sílvia Bacila, o controlador-geral do município, Daniel Conde Falcão, o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, Ricardo Andreazza, que representou o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e Valci Mazzetto Júnior, do Banco do Brasil.
O evento teve ainda as presenças dos administradores regionais Rafaela Lupion (Matriz), Reinaldo Boaron (Pinheriinho), Simone das Graças (Santa Felicidade) e Gerson Gunha (Portão) e dos vereadores Sidnei Toaldo, João da 5 Irmãos e a Sargento Tania Guerreiro.
+ There are no comments
Add yours