Escute a materia
|
Um espetáculo cheio de energia e interação tomou conta do Bairro Novo e marcou a penúltima apresentação do Auto da Fundação de Curitiba nas Regionais. Na tarde desta quinta-feira (14/3), aproximadamente 700 estudantes de oito escolas municipais assistiram a uma peça teatral sobre a história da formação da capital paranaense, que completa 331 anos no dia 29 de março.
Com um elenco de 13 atores e atrizes, o Auto da Fundação de Curitiba leva o público aos primórdios da região dos campos de Tindiquera, revivendo cenas que deram origem à Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e, posteriormente, Curitiba.
Personagens emblemáticos como Cacique Tindiquera e indígenas da etnia, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara ganham vida para contar a história da cidade.
O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, estiveram presentes, trazendo ainda mais entusiasmo. “Acabamos de sair de dentro de um livro de história, porque olhando para o passado estamos enxergando o futuro, e o futuro são vocês”, disse Greca, emocionado com o carinho das crianças.
No ginásio de esportes ao lado do Clube da Gente, o espetáculo foi encenado para curitibinhas e professores das escolas municipais Dona Lulu, Maria Neide Gabardo Betiato, Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Pedro Viriato Parigot de Souza, Professor José Cavalin, Carlos Drumond de Andrade, Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto e Bairro Novo do CAIC.
A interação foi um ponto alto, com os atores levando a encenação para o meio do público, permitindo abraços e muitas fotos. Entre os presentes, o vice-prefeito Eduardo Pimentel encontrou um quase homônimo, Artur Eduardo Pimentel, estudante da Professor José Cavalin.
Presenças
Participaram da apresentação no Boqueirão a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador da regional, Fernando Wernek Bonfim; o comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; e os vereadores Beto Moraes e Mauro Bobato.
As próximas apresentações prometem mais momentos de encanto e cultura. Nesta sexta-feira (15/3), o espetáculo chega à Regional Santa Felicidade, às 15h, na Quadra de Esportes da Rua da Cidadania.
E para aqueles que desejam mergulhar ainda mais fundo na história de Curitiba, a versão ampliada e musicada do espetáculo, intitulada Evocação para Curitiba, estará disponível no Memorial de Curitiba, nos dias 17, 24, 31 de março e 7 de abril, às 12h, e no Teatro da Vila, no dia 16 de março, às 15h30, localizado na Rua Davi Xavier da Silva, 451, na Vila Nossa Senhora da Luz.
Próximas apresentações
Auto da Fundação
15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 15h
Evocação para Curitiba
Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 17, 24, 31 março e 7 abril
Horário: 12h
Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30
+ There are no comments
Add yours