Curitibinhas fazem festa na apresentação do Auto da Fundação da cidade

Escute a materia

Nesta terça-feira (12/3), a Regional Boqueirão foi palco da apresentação do Auto da Fundação de Curitiba, uma das atrações da programação da Prefeitura pelos 331 anos da cidade. Sob o olhar atento do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, curitibinhas de 8 a 10 anos de idade testemunharam a encenação que relata os primeiros passos da capital paranaense.

“Vivam os fundadores de Curitiba e os curitibinhas do Boqueirão. Vocês assistiram comigo à nossa história, que aconteceu há 331 anos e estamos reunidos para celebrarmos juntos o aniversário de nossa cidade”, declarou o prefeito.

Na plateia formada por 533 estudantes das escolas municipais Professor Guilherme Butler, Leonor Castellano, Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, Paranavaí, Lapa, Jardim Europa, Francisco Derosso, Nivaldo Braga e Rolândia, Eduardo Pimentel fez uma brincadeira, destacando os alunos mais animados de cada unidade.

Gabriela Pietrowski, 9 anos e aluna do 5º ano da EM Lapa, adorou a movimentação e se declarou fã de teatro. “Eu adoro assistir a peças teatrais, sempre aprendo alguma coisa que não sabia”, declarou.

Já Arthur Peñalva, 9 anos e aluno do 4º ano da EM Nivaldo Braga, curte as brincadeiras e músicas. “É tudo muito divertido, adoro esses passeios da minha escola”, comentou.

O evento contou também com a participação da Banda Lyra, do carismático personagem Curitibinha, dos quadrinhos criado por Marcos Vaz, e da professora da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude Elisângela da Silva, que colocou a criançada para se mexer com exercícios físicos, em função da Semana de Combate ao Sedentarismo.

Como tudo começou

A encenação produzida pela Fundação Cultural de Curitiba retratou os primórdios da região, retratando a chegada dos fundadores e os momentos cruciais que deram origem à Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. 

Com 13 atores vestidos a caráter, representando tanto os povos indígenas quanto os colonizadores, e um cenário inspirado no trabalho do artista paranaense Theodoro de Bona, a performance destacou figuras históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Uma versão ampliada e musicada do espetáculo, intitulada “Evocação para Curitiba”, será apresentada posteriormente no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila, contando com a participação de 16 talentosos atores.

Presenças

Participaram da apresentação no Boqueirão a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o administrador da regional, Ricardo Dias; o chefe de Gabinete do Prefeito, Francisco José Zerbeto Assis; o comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; e o vereador Beto Moraes.

Próximas apresentações

Auto da Fundação
13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 15h

Evocação para Curitiba
Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril 
Horário: 12h 

Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30  

+ There are no comments

Add yours