A Semana da Economia dos Armazéns da Família de Curitiba e Região Metropolitana traz opções que aliam saúde e economia para a mesa dos curitibanos. De terça-feira (20/2) a sábado (24/2), os consumidores poderão comprar produtos de qualidade por preços mais acessíveis e que podem ser utilizados em pratos saudáveis e equilibrados.
Nesta semana, o pacote de arroz parboilizado (1 quilo) da marca Urbano estará disponível por R$ 4,29.
Continuam valendo os preços para a sardinha da marca Nautique. A lata (125/83 gramas) da sardinha com óleo sai por R$ 2,90, mesmo preço para a lata (125/83 gramas) de sardinha ao molho de tomate.
A Semana da Economia dos Armazéns da Família é coordenada pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
Receita
Segundo a nutricionista da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Karine Oltramari, o arroz é uma base fundamental para qualquer dieta, fornecendo carboidratos essenciais para sustentar as atividades diárias.
Para aqueles que buscam uma fonte de proteína de alta qualidade e ácidos graxos ômega-3, a sardinha é a escolha perfeita. Além de ser um aliado para a saúde do coração e do cérebro, a sardinha pode ser utilizada em diversas preparações culinárias, como patês e molhos de macarrão.
Já o queijo, fonte de proteína e cálcio, é uma opção versátil que pode ser consumida de diversas formas, seja sozinho, em sanduíches ou pratos criativos.
Karine sugere uma receita de arroz de forno com sardinha e queijo que pode ser uma ótima pedida para o almoço.
“Utilizando a criatividade os três ingredientes podem ser combinados para criar pratos deliciosos e nutritivos”, afirma ela.
Arroz de forno com sardinha e queijo
Ingredientes
– 2 xícaras de arroz cozido
– 2 latas de sardinha com óleo, escorridas e desfiadas
– 1 xícara de queijo mussarela picado
– 1/2 xícara de milho (opcional)
– 1/2 xícara de ervilhas (opcional)
– 1/2 xícara de champignon fatiado (opcional)
– 1 cebola média, picada
– 2 dentes de alho, picados
– 1 tomate, picado
– 1/2 xícara de leite
– 2 ovos
– 2 colheres de sopa de azeite
– Sal e pimenta a gosto
– Salsinha picada para decorar
Modo de fazer
1. Pré-aqueça o forno a 180°C .
2. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho picados e refogue até ficarem dourados.
3. Acrescente o tomate picado e refogue por mais alguns minutos até que ele comece a desmanchar.
4. Adicione a sardinha desfiada à panela e misture bem. Cozinhe por alguns minutos para que todos os sabores se incorporem.
5. Se estiver usando milho, ervilhas e champignon, adicione-os à mistura na panela e mexa até que tudo esteja bem combinado.
6. Em uma tigela separada, bata os ovos e misture com o leite. Tempere com sal e pimenta a gosto.
7. Em uma travessa grande, espalhe metade do arroz cozido no fundo.
8. Por cima do arroz, coloque metade da mistura de sardinha e legumes da panela.
9. Cubra com metade do queijo mussarela bem picadinho.
10. Repita as camadas: adicione o restante do arroz, seguido pela mistura de sardinha e legumes e finalize com o restante do queijo.
11. Despeje a mistura de ovos batidos e leite sobre a travessa, garantindo que ela se espalhe por toda a superfície.
12. Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 25 a 30 minutos ou até que o topo esteja dourado e o queijo derretido.
13. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
353 mil famílias em Curitiba
Em Curitiba, o programa Armazém da Família reúne 35 unidades que oferecem gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza, a preços mais baratos que no varejo comum. São mais de 350 mil famílias com renda até cinco salários mínimos da capital cadastradas no programa da Prefeitura, beneficiando um milhão de curitibanos, além de 163 entidades sociais e filantrópicas que podem fazer compras nas unidades.
Na RMC, são 13 Municípios conveniados, com 15 unidades de Armazéns da Família. São quase 34 mil famílias cadastradas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
O atendimento nos 35 Armazéns da Família de Curitiba é feito de 3ª a 6ª feira, das 9h às 18h; e no sábado, das 9h às 14h.
+ There are no comments
Add yours