Prefeitura de Curitiba atende famílias atingidas pelas chuvas por toda a cidade

Escute a materia

ATUALIZADO EM 29/10, ÀS 20H

A Prefeitura de Curitiba mobilizou uma força-tarefa de servidores para o atendimento das ocorrências das chuvas intensas que se abateram sobre a capital neste fim de semana. 

Foram realizados resgates de moradores no bairro Caximba e ações de apoio em outros bairros da capital por uma força-tarefa formada por agentes treinados, utilizando equipamentos de suporte da Defesa CivilGuarda MunicipalSetranFAS (Fundação de Ação Social), e administrações regionais da cidade.

Além do assistência aos moradores atingidos pelas chuvas, a FAS também intensificou a abordagem às pessoas em situação de rua para encaminhamento para o atendimentos institucionais.

Outubro mais chuvoso em 26 anos

Nas últimas 24 horas, Curitiba recebeu precipitação acumulada de 119,4 mm de chuva registrada na Estação Meteorológica da Defesa Civil. A Estação Pluviométrica do Tatuquara recebeu o maior volume de chuvas: 64 mm das 22h de sábado (28/10) às 7h de domingo (29/10).

Desde 1 de outubro já choveu na cidade 559,8 mm, número que surpreende porque a média de chuvas em Curitiba para este mês é de 144 mm, segundo o Simepar. De acordo com o instituto, a capital está tendo mês de outubro com maior volume de chuvas em 26 anos.

Socorro às famílias do Caximba

Na Regional Tatuquara, a mobilização começou cedo e envolveu o uso de barco, além da distribuição de lonas e colchões.

“Desde cedo, estamos com todo o nosso pessoal envolvido no atendimento das famílias atingidas no bairro Caximba. Usamos o barco para socorrer as pessoas e tivemos apoio do Corpo Bombeiros e toda a rede de assistência”, explicou o administrador Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, ressaltando que o trabalho continua.


38 famílias socorridas

Até 19h de domingo (29/10), foram retiradas do bairro Caximba 38 famílias (cerca de 150 pessoas) – 32 delas de barco. Todas ficaram desalojadas e foram para casas de parentes e amigos.  

De acordo com informações das equipes, uma gestante precisou de atendimento e foi encaminhada para o Hospital Trabalhador.  Além do resgate, as equipes da Prefeitura distribuíram colchões e lonas para os necessitados.

Na Caximba, a FAS cadastrou todas os atingidos, atendeu 33 famílias e entregou 21 colchões e 13 cobertores.  

Como exemplo de ação macro para resolução dos problemas de alagamentos no bairro da Caximba, a Prefeitura de Curitiba está construindo o Bairro Novo da Caximba, através de financiamento de US$ 57 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Atendimento em outros bairros

Os canais de emergência 156, 153 e 199 receberam vários solicitações e a Cosedi (Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis) fez vistorias em seis locais até o início da tarde: Butiatuvinha, Santo Inácio, Abranches, Pinheirinho, Novo Mundo e Santa Cândida.

Foram atendidas também 12 solicitações para fornecimento de lona, 23 para alagamentos, sete para risco de desmoronamento, 48 para quedas galhos ou árvores.

As equipes das administrações regionais monitoram também o nível dos rios Barigui, Formosa e Belém. O atendimento continua neste domingo e terá atualizações através de boletins dos órgãos envolvidos.

+ There are no comments

Add yours