Escute a materia
|
A construção do mais novo conjunto do programa habitacional de Curitiba está avançando na CIC. A obra do Moradias Parati, coordenada pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), vai contar com painéis fotovoltaicos em todas as casas, como parte do projeto Cohab Solar.
“Referência mundial em práticas de cidade inteligente, Curitiba aproveita uma energia limpa para beneficiar famílias reassentadas. Prática que respeita o meio ambiente e assegura economia para os curitibanos”, destaca o prefeito Rafael Greca.
Já é possível ver as primeiras paredes de tijolos em algumas moradias, enquanto outras tiveram implantadas as fundações, do estilo radier, também chamadas de lajes de concreto. O conjunto na Rua Cidade de Caçador terá 24 casas térreas de dois quartos.
Os recursos empregados para a construção do empreendimento são provenientes do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), que nos últimos anos passou a ter um substancial aumento em suas receitas.
“O orçamento do Fundo de Habitação era bastante limitado antes de o prefeito Rafael Greca alterar os critérios de outorga da venda do potencial construtivo. Com as mudanças os recursos aumentaram e estão sendo empregados na construção de moradias para a população”, ressalta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Pelas novas regras, a maior parte dos recursos provenientes da venda de potencial pelos instrumentos urbanos da Outorga Onerosa do Direito de Construir (Solo Criado) é destinada ao FMHIS. Além do Moradias Parati, outras 200 unidades habitacionais estão em fase de contratação, com investimento oriundo do Fundo.
Energia solar
O Moradias Parati será destinado para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e foram cadastradas pelo serviço social da Cohab. Cidadãos que passarão a viver em moradias seguras, em local dotado de infraestrutura e bem atendido por equipamentos e serviços públicos.
O empreendimento faz parte do projeto Cohab Solar, que integra o programa Curitiba Mais Energia. Cada casa é equipada com painéis solares formados por placas fotovoltaicas de ligação monofásica. Compostas de vidro e silício, as placas captam a radiação solar e enviam para um inversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico.
A instalação dos painéis, além de possibilitar a produção de uma energia sustentável, gera grande redução no valor da conta de energia dos moradores beneficiados, em média 80% de economia nas faturas de luz.
Com o Moradias Parati, chegará a 125 o número de moradias equipadas com placas solares. Já foram entregues 101 unidades habitacionais do projeto, no Moradias Maringá I, no Cachoeira; Moradias Vila Nina, no Fazendinha; Moradias Arroio, na CIC; e Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara.
Há ainda a previsão de expansão do Cohab Solar a outros empreendimentos do programa habitacional de Curitiba que estão em obras: 108 unidades na Vila Divino, no Atuba, e 795 unidades no Bairro Novo da Caximba, chegando ao total de 1.028 famílias beneficiadas.
+ There are no comments
Add yours