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Parte das exigências sociais e ambientais do contrato de financiamento do Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade de Operação da Linha Direta 2/Interbairros II, as reuniões públicas pré-obra são essenciais para o esclarecimento das comunidades diretamente afetadas pelos serviços. Com o início das atividades previsto para a próxima semana, a Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) organizou nesta terça-feira (24/10) reunião pública prévia do Lote 2, para explicar as ações que vão promover a readequação viária de mais de 5,7 mil metros nos bairros Xaxim e Capão Raso.
A reunião foi realizada com o apoio da Administração Regional Pinheirinho, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Escada, no Novo Mundo, na área de influência da obra. Moradores e comerciantes conheceram os detalhes do projeto que vai mudar o perfil das principais vias locais e dar suporte ao trânsito e o deslocamento do transporte coletivo.
“São intervenções que complementam o sistema viário desse trecho e promovem o desenvolvimento social e econômico dos bairros do entorno, conforme as diretrizes do plano diretor da cidade”, observa o engenheiro civil Marcio Teixeira, coordenador-geral da Utag, unidade responsável pelo gerenciamento dos programas multilaterais do município.
O Novo Inter 2, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.
Foi durante o encontro desta terça-feira que o aposentado João Batista, de 60 anos, soube dos detalhes da execução na região em que mora. As obras ali preveem um novo binário com as ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello e a revitalização das ruas Andorinhas, Perdizes e Bôrtolo Gusso, que serão suporte no tráfego da Avenida Brasília. “As mudanças serão boas para todos aqui, além de facilitar o acesso ao transporte coletivo, vão valorizar nossos imóveis”, disse.
Batista tem razão. A valorização imobiliária é um dos benefícios indiretos do programa, pois promove a revitalização de estruturas viárias que podem impactar no zoneamento urbano e uso do solo.
“Um terreno tem valor pelo que você pode construir sobre ele. Vias que têm categoria modificada puxam também o potencial construtivo, alterando o perfil de ocupação da região”, explica Teixeira.
Também foram explicados os processos de supervisão ambiental e social e como funciona a comunicação do andamento da obra para as comunidades diretamente afetadas. A cada avanço de trecho, as secretarias envolvidas – Obras Públicas, Urbs, Setran, Comunicação Social – são acionadas para disparo do fluxo de informações, sejam bloqueios de trânsito parciais e temporários ou desvios de itinerários de linhas de transporte coletivo.
Na quinta (26/10), será realizada a reunião pública do Lote 4, no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, a partir das 16h. Esse trecho prevê obras na Avenida Vitor Ferreira do Amaral e nas ruas Hayton da Silva Pereira, 21 de junho, Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Tarumã e Capão da Imbuia.
Projeto
O Projeto Inter 2 vai promover melhorias nos 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II. O impacto é direto na rotina de mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e um total de 181 mil passageiros por dia útil.
As benfeitorias incluem novas estações, faixas de ônibus exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo e um miniterminal, no Santa Quitéria
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