Escute a materia
|
Curitiba ganhou, na tarde desta terça-feira (3/10), o 90º ponto dos Jardins de Mel na Câmara Municipal, em uma dupla comemoração: a entrega foi feita na data em que se celebra o Dia Nacional da Abelha e também marca o aniversário de 6 anos do projeto de polinização curitibano.
A comemoração das datas com a entrega de uma nova unidade dos Jardins de Mel lembra o papel dessas pequeninas na conservação da biodiversidade: as abelhas sem ferrão são responsáveis por 90% da polinização das plantas brasileiras.
“Os Jardins de Mel retomam um hábito ancestral de cuidar das abelhas, em um trabalho conjunto da Prefeitura e suas secretarias, para mostrar a importância delas em todo o processo alimentar. Parabenizo a Câmara por se integrar a esta proposta”, destacou o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.
Lançado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, com as primeiras cinco caixas do Jardins de Mel no Parque Barigui, o programa tem, atualmente, 200 caixas de abelhas nativas sem ferrão espalhadas em outros 89 locais de Curitiba, implantadas pela Prefeitura.
Ponto simbólico
O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello, destacou que a relevância de a casa do Poder Legislativo Municipal ter um Jardim de Mel para chamar de seu: como local simbólico, histórico da cidade e de grande trânsito de pessoas, dá sua contribuição para disseminar informações de preservação ambiental.
“Fizemos questão de incluir a Câmara nesse projeto. Ter um Jardim de Mel é contribuir para que as pessoas entendam toda cadeia, que começa nesta caixinha. A abelha que poliniza as plantas inicia um ciclo que possibilita o alimento chegar à nossa mesa”, destacou Fachinello.
O evento foi acompanhado por estudantes do 3° ano da Escola Municipal Caramuru, no Cabral, durante um roteiro do programa Linhas do conhecimento, da Secretária Municipal da Educação, que incluiu a visita ao plenário da Câmara.
Os curitibinhas se sentiram à vontade no mais novo Jardim de Mel da cidade porque sua escola é um dos pontos que já abriga as abelhas sem ferrão.
Protótipo do Fab Lab
O novo Jardim de Mel, instalado junto à escadaria da entrada principal da Câmara, conta com três caixas de abelhas nativas sem ferrão feitas em colaboração com o Fab Lab do Cajuru, primeiro fab lab público da cidade.
O novo modelo ainda é um protótipo, em estudos para implantação em novos locais. Produzida em compensado naval, a caixa utiliza tecnologia de ponta, unindo inovação e sustentabilidade.
Expansão
A proposta inicial, em 2017, era ter 15 pontos com as caixas para abelhas sem ferrão. Hoje, o projeto sextuplicou sua presença na cidade ao chegar a 90 pontos de Curitiba, multiplicando as oportunidades de a população compreender, na prática, a relevância das abelhas para o equilíbrio ambiental.
Até o final do ano, a cidade vai ter mais de 200 pontos dos Jardins de Mel: somente em escolas municipais, estão previstos mais 120 locais com as caixas que abrigam as pequenas polinizadoras e fabricantes de mel.
Também participaram da inauguração os vereadores Mauro Bobato, Amalia Tortato, Bruno Pessuti e Tico Kuzma; os administradores regionais da Matriz, Rafaela Lupion, do Cajuru, Narciso Doro, e da CIC, Raphael Keiji, o gerente do Fab Lab Cajuru, Cleverson Fuzeti; o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; e o diretor de Departamento de Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus.
+ There are no comments
Add yours