Curso gratuito ensina idosos a usar aparelhos celulares com segurança em Curitiba; saiba como se inscrever

Escute a materia

O workshop Smartphone Conecta+ irá acontecer nos dias 5 e 6 de outubro

Um curso promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), do Governo do Paraná, irá ensinar idosos a usar aparelhos celulares com segurança. O workshop Smartphone Conecta+ acontece nos dias 5 e 6 de outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e está com as inscrições abertas – veja abaixo como participar.

O objetivo do curso é estimular o uso da tecnologia e disseminar a divulgação científica com práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Durante as aulas, que serão ministradas por colaboradores da Celepar, o público terá orientações de funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação (WhatsApp, por exemplo) e os de mobilidade urbana.

Além disso, as atividades têm foco no uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.

O workshop terá três horas de duração e como conta com exercícios práticos é necessário que os participantes tragam seus smartphones com a bateria carregada. Cada idoso também receberá uma caneta touch screen, para facilitar a seleção de ícones na tela do celular.

Inclusão social e digital

“O acesso à tecnologia é de suma importância para os idosos, ou seja, a inserção nesse universo facilita e promove uma melhor interação social, além de estimular a memória, cognição, raciocínio e proporcionar melhor qualidade de vida”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

+ There are no comments

Add yours