Escute a materia
|
No mês de outubro, acontece a campanha de prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Esse mês foi escolhido para reforçar a importância do autoexame das mamas e da mamografia.
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
Em 2020, durante a pandemia da covid-19, foi lançada a campanha 3 Perguntas Que Salvam #perguntapraela, que indicava que com apenas três perguntas você poderia salvar uma vida, sabendo que quanto mais rápido o câncer de mama é diagnosticado e tratado maiores são as chances de cura. As 3 perguntas podem evitar o surgimento de inúmeros casos de avanços desse tipo de câncer no Brasil.
- Você já fez as 3 Perguntas Que Salvam para quem ama hoje?
- Você já fez a sua mamografia este ano?
- Você tem controlado seu peso?
- Você tem feito atividade física regularmente?
A HISTÓRIA DO OUTUBRO ROSA
Para simbolizar a ação, é usada uma fita rosa lançada em 1990; um símbolo e representação da luta contra a enfermidade na primeira Corrida pela Cura, que aconteceu em Nova York.
Existem dois tipos de exames para detectar o câncer de mama: um deles é o autoexame, uma das formas mais simples de fazer o diagnóstico da existência de algum nódulo. Porém, somente uma mamografia pode dizer com exatidão sobre a presença do nódulo e suas características, possibilitando um tratamento adequado, caso necessário.
COMO REALIZAR O AUTOEXAME
Em frente a um espelho e com os braços relaxados, apalpe os seios com as pontas dos dedos. Repita o processo, mas com uma das mãos atrás da cabeça e, com a outra, apalpe o seio contrário. O diagnóstico precoce aumenta as chances de uma recuperação com o tratamento correto. Por isso, não deixe de consultar o seu médico ginecologista para acompanhamento.
+ There are no comments
Add yours