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A doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil; veja quais são os principais sinais e fatores de risco para a doença
A Associação Comercial do Paraná (ACP) deu início, nesta segunda-feira (2), à campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama – tumor que mais acomete mulheres em todo o mundo (saiba mais abaixo).
De acordo com a entidade, a campanha irá promover programações relacionadas à doença durante todo o mês de outubro. “O objetivo é conscientizar a população acerca da importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, além de reforçar o cuidado com a saúde integral da mulher”, informou a ACP.
Neste ano, a campanha tem como lema “Prevenção é vida! Saúde integral o ano todo” e é desenvolvida pela Câmara Setorial de Saúde da ACP, Conselho da Mulher Empresária e Conselho do Centro Vivo.
“A campanha do Outubro Rosa está no calendário da ACP há muitos anos. Como conselheira de saúde municipal e estadual, trabalhamos pela conscientização de toda a comunidade o ano todo, apesar da abertura da campanha ser hoje. Sempre trabalhamos com políticas públicas para que a população seja bem atendida“, disse à Banda B a coordenadora da Câmara Setorial de Saúde da ACP, Malu Gomes.
Além disso, a ação conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Curitiba, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, patrocínio da Tradetek e Apolar e apoio do Conseg Centro e Assempa.
“Queremos a conscientização das mulheres, que elas possam fazer os exames. Estamos junto das secretarias municipal e estadual de saúde para que as mulheres tenham acesso aos exames e sejam conscientizadas em relação à prevenção do câncer. Já tivemos casos aqui, em outros anos, em que mulheres fizeram seus exames, descobriram nódulos e se curaram graças a essa campanha“, afirmou a coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Albanir Fracaro.
O câncer de mama e o ‘Outubro Rosa’
A campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama”, foi criada no início da década de 1990 com o propósito de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a patologia.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. “Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres”, informou o órgão no ano passado.
A doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O Brasil deve enfrentar uma explosão de novos casos de câncer entre 2023 e 2025, uma das principais causas de morte no mundo — mais de 10 milhões a cada ano –, como mostrou a Banda B. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que mais de 2,1 milhões de novos diagnósticos da doença sejam feitos neste período. Segundo a estimativa do instituto vinculado ao Ministério da Saúde, 70% dos casos se concentrarão nas regiões Sul e Sudeste. Ao todo, o órgão estimou a ocorrência dos 21 tipos de câncer mais incidentes no País, entre eles o de mama.
Principais sinais do câncer de mama
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco para o câncer de mama
- Envelhecimento;
- Determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher;
- Histórico familiar de câncer de mama;
- Consumo de álcool;
- Excesso de peso;
- Atividade física insuficiente;
- Exposição à radiação ionizante.
Fonte: Inca
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