Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Doze associações do Ecocidadão receberam mil mudas de plantas ornamentais, nesta semana. As plantas foram usadas em um evento da Heineken na Pedreira Paulo Leminski e foram doadas pela empresa em parceria com a consultora de sustentabilidade da Agência Atenas, Andréa Sender White. 

De acordo com a diretora de Educação Ambiental, Leila Zem, as mudas foram retiradas da Pedreira por equipes da Secretaria do Meio Ambiente e foram entregues nas associações do Ecocidadão na segunda (25/11) e terça-feira (26/11).

“As mudas foram plantadas nas áreas internas e externas dos barracões e vão deixar ainda mais bonitas as associações. São plantas ornamentais que acabariam se perdendo e agora serão cuidadas e viverão muito mais tempo sendo cuidadas pelos associados do Ecocidadão”, disse Leila. 

Para a catadora de materiais recicláveis do Ecocidadão Terra Santa, no Tatuquara, Karine Greice Nascimento da Silva, as mudas de plantas vão deixar o ambiente de trabalho mais sustentável. 

“Muito legal essa doação e veio numa boa hora, porque trabalhamos com recicláveis e o verde sempre traz coisas boas, vai melhorar o visual e deixar o ambiente mais alegre, além de ajudar o meio ambiente”, disse Karine.

A presidente da Associação Terra Santa, Cleidiane Pires Ramos Naginski, destacou a importância do Ecocidadão para as famílias. “O programa do Ecocidadão ajuda a melhorar a renda dos catadores e dos familiares, e também ajuda o meio ambiente porque diminui a quantidade de rejeitos que vão para o aterro sanitário”, afirmou Cleidiane. 

As mudas de plantas ornamentais foram entregues na terça-feira (26/11) à Associação do Ecocidadão Terra Santa.

Ecocidadão

As associações de catadores de material reciclável do Ecocidadão recebem, fazem a triagem e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais também reutilizáveis.

Cada associação participante tem remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia dos resíduos recicláveis.