Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

A volta às aulas está marcada para 20 de fevereiro na rede municipal de ensino e quem for contratar transporte escolar deve prestar atenção na qualidade e segurança do serviço oferecido por empresas ou motoristas. Na hora da escolha, a Urbs (Urbanização de Curitiba) recomenda aos pais ou responsáveis verificar se o transporte escolar contratado é autorizado pelo município.

O transporte escolar é um serviço regulamentado e com licenciamento obrigatório por lei federal. Em Curitiba é a Urbs quem controla o serviço, emite as licenças, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação e vistoria o veículo. São 998 veículos licenciados para a atividade, entre vans, microônibus, ônibus e kombis. 

A cada seis meses os veículos do transporte escolar passam por vistoria obrigatória para receber a autorização de serviço. Depois da vistoria, o veículo recebe o certificado para trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do para-brisa dianteiro, válido por seis meses. 

Na parte externa do veículo são verificados os amortecedores, placa, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. A fiscalização confere itens de segurança, conforto e aparência e cintos individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, saídas de emergência e extintor de incêndio.

“A vistoria é fundamental para garantir a segurança dos estudantes. Além dos mais de 300 itens verificados nas questões técnicas, como a disponibilidade de extintor de incêndio e limite para a abertura das janelas, também são obrigatórios os itens de identificação dos veículos”, explica o gestor da Área de Mobilidade Comercial da Urbs, Alessandro César de Souza Alves.

Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria (seis meses), os pais ou responsáveis devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor. Este certificado é um documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias “D” e “E”, tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutor, exigências legais para motoristas de transporte escolar.  

Família Tranquila

Para a técnica de enfermagem Brenda Moura da Silva, a segurança de seu filho Arthur sempre foi um assunto sério. O menino utiliza transporte escolar desde antes dos 2 anos de idade, então Brenda tomou algumas precauções extras na escolha da empresa que carregaria sua criança.

“Primeiro eu pedi indicação na escolinha dele, pesquisei o CNPJ para garantir que era de confiança, mas o selo da Urbs comprovando a regularização é um ponto essencial”, conta a mãe.

Atualmente o menino tem 8 anos e segue com o mesmo transporte. “É uma responsabilidade muito grande fazer o transporte escolar, mas saber que está tudo certo pelas vistorias me deixa mais tranquila”, complementa Brenda.

Como encontrar um transporte licenciado?

A relação dos prestadores de transporte escolar licenciados pela Urbs está no site da Urbs, clicando em Transporte e, em seguida, em Transporte Escolar.

A pesquisa está disponível por bairros, basta clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.