Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Tempo para desbloqueio do X depende das operadoras

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta quarta-feira (9) que já começou a notificar as operadores para liberação do X (antigo Twitter) no Brasil. O desbloqueio foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após a empresa de Elon Musk pagar mais de R$ 28,6 milhões em multas.

Tempo para desbloqueio do X depende das operadoras. Segundo a Anatel, “caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”. No Brasil, há 20 mil operadoras e provedores de internet com autorização para prestação do serviço.

Entre as gigantes do setor, estão Claro (responsável por 20,4% do mercado), Vivo (14,2%) e Oi (9,3%).

“Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial. O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades. A suspensão temporária do acesso ao X havia sido determinada pelo próprio STF diante da recusa da plataforma em obedecer a decisões judiciais”, disse a Anatel, em comunicado.