Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Além do Governo do Estado, várias ongs e instituições montaram forças-tarefas para reunir donativos
O Paraná envia, nesta segunda-feira (6), quatro caminhões e duas carretas com colchões, kits dormitório, água e alimentos para atender a população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Além do Governo do Estado, várias ongs e instituições montaram forças-tarefas para reunir donativos. Em Curitiba e região, há dezenas de pontos de coleta, além de contas para doação via Pix.
Na manhã de hoje, o número de mortos na tragédia chegou a 83, além de 111 desaparecidos e 276 feridos. De acordo com a Defesa Civil, há 19.368 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 121.957 desalojados.
“A demanda é muito grande, são muitos municípios e muitas áreas afetadas. Toda solidariedade é importante neste momento”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schuing.
Para ajudar essas pessoas, podem ser doados os seguintes itens:
- Água potável
- Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, leite em pó, água mineral, enlatados, entre outros.
- Roupas em bom estado: agasalhos, calçados, meias, roupas infantis e adultas.
- Produtos de higiene pessoal: sabonete, pasta de dentes, papel higiênico, fraldas, etc.
- Colchões, colchonetes e cobertores.
- Ração para cães e gatos.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros, por meio da Superintendência Geral de Ação Solidária, auxiliada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, está organizando a Campanha SOS RS de arrecadação de donativos para auxiliar as pessoas afetadas. Até a próxima quarta-feira (8) é possível procurar qualquer quartel dos bombeiros pelo estado e levar os itens.
O Corpo de Bombeiros ressalta não haver necessidade de usar o canal 193 para buscar orientações sobre como fazer doações, mas sim ir ao quartel mais próximo de acesso ou de sua residência.
Correios
A rede de agências dos Correios recebem doações a partir desta segunda-feira (6). A estatal irá coletar e transportar gratuitamente os donativos — não haverá nenhum custo aos doadores. No estado paranaense, são 502 locais disponíveis.
Provopar
O Provopar recebe doações até sexta-feira (10). A sede da instituição funciona na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A segunda opção é a Copiadora Nicarágua, que está localizada Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri, também em Curitiba.
Prefeitura de Curitiba
A Prefeitura de Curitiba também entrou na corrente. Para doar grandes quantidades, os interessados podem abrir uma solicitação na Central 156, enquanto pequenas quantidades podem ser depositadas em um dos pontos de coleta instalados em toda a cidade.
Locais de coleta: postos da Guarda Municipal; Ruas da Cidadania; Equipamentos da FAS; Supermercados Festval; SMELJ/ SMSAN; Rotary Club; Disque Solidariedade; ParkShoppingBarigui; Jogo de futebol deste domingo (5/4) na Ligga Arena; Escola de SAN – Casa Culpi; Fazenda Urbana; Escola de SAN – Dom Bosco; Mesa Solidária – Luz dos Pinhais; Escola de SAN e Mesa Solidária – Patrícia Casillo; Mercado Municipal de Curitiba; Mercado Regional Cajuru e Banco de Alimentos.
Delegacia de Almirante Tamandaré
A Delegacia de Almirante Tamandaré está recebendo doações para auxiliar os mais necessitados. As doações podem ser entregues na unidade que fica rua Domingo Scucatto, 1.166, Jardim Monte Santo.
Doação via Pix
O Banco de Alimentos de Porto Alegre está aceitando doações via Pix ou pela internet. A entidade sem fins lucrativos trabalha há mais de 20 anos.
Para contribuir é só entrar no site e montar a sua cesta básica, ou fazer PIX para a chave CNPJ 04.580.781.001/91.