Após o acidente, o Sindimoc anunciou uma manifestação para cobrar medidas mais rígidas contra o uso irregular das canaletas Por Juliana Henzch e Antônio Nascimento em 27 de abril, 2025 as 19h04. No tópico: Luto Um adolescente, identificado como Lucas Vicente Machado, de 14 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus biarticulado enquanto ‘pegava rabeira’ – quando o ciclista se segura em uma das partes do veículo. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (26), na Linha Verde, na altura do bairro Xaxim, em Curitiba.

O jovem chegou a ser socorrido em estado grave e encaminhado ao Hospital do Trabalhador, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.

A Banda B teve acesso a um áudio do pai da vítima encaminhado em um grupo de WhatsApp. Ele fez um apelo direto aos jovens para que parem com a prática arriscada.

“Hoje meu filho morreu pegando rabeira. Eu falo pra vocês, quem sofre é o pai e a mãe. Eu e ela só tínhamos ele. Era só ele. Meu filho faleceu pegando a rabeira, deu de frente com o ônibus […] Meu filho voltou duas vezes e eu avisei ele que na terceira vez ele não iria mais voltar, só que ele não me escutou, vai pela cabeça dos outros […] Vocês não querem ver um amigo de vocês em um caixão, então que siga de exemplo […] o negócio é sério piazada. Eu peço pra vocês, não peguem a beira […]” disse o pai no áudio divulgado. O velório de Lucas acontece em São José dos Pinhais. O sepultamento será nesta segunda-feira (28), às 9h, no Cemitério Pedro Fuss, no mesmo município.

Protocolo de medidas e ação conjunta O acidente gerou comoção e levantou preocupações sobre a segurança dos jovens e trabalhadores do transporte coletivo. O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC), Anderson Teixeira, comentou sobre a tragédia e o impacto nos trabalhadores do setor.

“É uma fatalidade que já vinha sendo anunciada. O sindicato vem denunciando há anos o risco que esses menores correm. Ninguém quer sair de casa e acabar com a vida de um jovem ou provocar um acidente grave. Isso causa trauma e aumenta o estresse dos trabalhadores” explicou Teixeira. Como resposta ao ocorrido, o Sindimoc convocou uma manifestação para a próxima terça-feira (29), às 9h, em frente à Câmara Municipal. De acordo com o presidente, a mobilização tem o objetivo de cobrar medidas mais rígidas para coibir o uso irregular das canaletas. “Nós sabemos que tem lei que é proibido a utilização das canaletas por bicicletas. Mas o que nós precisamos é de uma punição, que a polícia tenha como punir, ou prender ou multar para que isso seja inibido. Porque só a lei dizendo que não se pode transitar dentro das canaletas ela se torna ineficiente, precisamos é da punibilidade” disse. A manifestação também busca apoio da Urbanização de Curitiba (URBS). Segundo Teixeira, é importante que as autoridades trabalhem juntas para que se possa ter uma medida mais rápida possível. “Essa situação está cada dia mais inaceitável dentro do transporte coletivo, o que pode ter um colapso e acabar vindo até mesmo a paralisação de todo sistema” complementou o presidente.

 

Banda BBanda B


Banda B

Banda BBanda B

Banda BBanda B

Banda BBanda B

Banda BBanda B