Muito tempo livre, rotina leve e casa cheia de parentes e amigos podem ser convites para exageros na alimentação. Para garantir um fim de semana prolongado que seja só de alegrias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba dá dicas para escolha de alimentos saborosos e saudáveis.

A nutricionista da SMS, Carolina Camargo Poluceno, começa a lista de orientações pelos peixes, cardápio escolhido por grande número de pessoas em razão da sexta-feira santa.

Carolina Camargo Poluceno, nutricionista. 

“Pensando na sexta-feira santa e no peixe, a gente tem alguns alertas que precisam da nossa atenção. Passam pela coloração, pelo odor, pela temperatura da conservação quando se trata de peixes frescos e, no caso dos congelados, prestar atenção nas informações do rótulo”, orienta Carolina, listando as dicas.

  1. Compre apenas em estabelecimentos limpos e organizados;
  2. Fique atento à temperatura dos produtos vendidos. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C e é importante que a temperatura esteja visível no balcão.
  3. Preste atenção nestas características para escolher um peixe fresco: olhos brilhantes e salientes; escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e aderidas à pele; as brânquias devem ter coloração avermelhada, ser brilhantes e sem viscosidade; ter odor próprio, suave e característico da espécie; a carne deve estar firme, não deixar marca duradoura à pressão dos dedos.
  4. Se for adquirir produtos congelados, observe o que informa o fabricante na embalagem. E no freezer da loja, não devem existir poças de água ou alimentos molhados, pois são sinais de que o equipamento foi desligado ou teve a temperatura reduzida.
  5. Na hora de comprar peixes embalados, é preciso observar a existência de etiqueta com o nome do produto, o conteúdo líquido (quantidade ou volume), a identificação da origem (país ou local de produção), o lote e o prazo de validade. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal SIF/Sisbi, estadual SIE/PR ou serviço de inspeção municipal SIM – Curitiba.
  6. O bacalhau, que é muito procurado nesta semana, deve ter a superfície do corpo seca, sem limosidade, sem sinais de mofo, sem ovos ou larvas, sem manchas escuras ou avermelhadas. Não deve apresentar amolecimento ou odor desagradável.

Chocolates

Com relação ao principal ingrediente da Páscoa, o chocolate, a orientação da nutricionista é buscar o equilíbrio.

Carolina Camargo Poluceno, nutricionista. 

“Temos que pensar no equilíbrio quanto à quantidade de porções, ao percentual de cacau do produto escolhido e nunca substituir refeições por doces, por exemplo”, enumera a nutricionista.

  1. Comer porções pequenas e espaçadas;
  2. Não substituir refeições pelo chocolate: manter o café da manhã, almoço e jantar, inserindo frutas, verduras e legumes ao longo do dia e o chocolate, de forma moderada nos intervalos;
  3. Optar por chocolates com mais cacau, menos açúcar e menos gordura hidrogenada;
  4. Evitar exagero, comendo aos poucos e sentindo o doce derreter na boca;
  5. Combinar o chocolate com outras opções menos calóricas, como em sobremesas com frutas;
  6. Na sexta de páscoa, incluir frutas e outros produtos saudáveis, além do chocolate;
  7. Conversar com as crianças sobre a quantidade e horários de consumo de chocolates;
  8. Cuidados com o armazenamento dos chocolates: guardar em recipiente bem fechado; após aberto, manter fechado com papel alumínio ou em potes plásticos bem vedados; guardar em ambientes frescos, longe da luz direta e de fontes de calor.

Como orientação extra, a nutricionista recomenda aproveitar o feriado com atividades físicas e muita hidratação. “Com o tempo livre, nada melhor do que uma boa caminhada no parque ou outras opções de atividades físicas, aliadas a uma boa hidratação, com muita água, água de coco ou suco natural de frutas”, finaliza Carolina Poluceno.