Cuidar dos detalhes também é fazer a cidade avançar. Ao mesmo tempo em que executa grandes obras para preparar Curitiba para o futuro, a Prefeitura dá atenção aos pequenos detalhes que mantém a cidade viva, organizada e acolhedora. São ações de zeladoria e manutenção em passarelas, escadarias e viadutos – estruturas que fazem parte do dia a dia dos moradores e garantem segurança e acessibilidade a quem circula pelos bairros. Os serviços são realizados pela Coordenação de Manutenção do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
- Ruas revitalizadas e mais acessíveis transformam a rotina de moradores e comerciantes nos bairros de Curitiba
- Centro de Curitiba fica mais bonito e seguro com novo sistema de iluminação em LED
No primeiro trimestre do ano foram realizados cerca de 7 mil metros de pintura em estruturas públicas, como viadutos e pontes, e a revitalização ou substituição de 842 metros de corrimão e guarda-corpo metálico. A lista de melhorias contempla locais de grande circulação de pessoas nos bairros e são resultado de solicitações feitas em audiências públicas e também pelo 156.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, cuidar da manutenção de equipamentos públicos, como viadutos e trincheiras, com ações regulares de limpeza, pintura e reparos, é essencial para preservar o patrimônio da cidade e evitar gastos maiores com obras emergenciais no futuro.
“Essas intervenções são fundamentais para manter Curitiba funcionando bem. São obras que muitas vezes passam despercebidas, mas que têm impacto direto no conforto e na segurança das pessoas”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Trimestre
De janeiro a março de 2025, várias regiões da cidade receberam melhorias. Um dos destaques do trimestre foi a revitalização do viaduto do Boqueirão, próximo ao Parque Iguaçu. Além da limpeza com água de reúso, foram feitos reparos nas grades de proteção e nas barreiras de concreto, além de pintura acrílica em 2.595 m² das proteções internas e 968 m² de pintura em esmalte nas grades metálicas.
Atuba
No bairro Atuba, os gradis do viaduto da Rua Mascarenhas de Morais receberam nova pintura com tinta acrílica e antipichação, somando 2.600 m² de área renovada. A ação devolve o aspecto de cuidado e respeito ao espaço urbano, combatendo os efeitos do tempo e do vandalismo.
Cascatinha
No bairro Cascatinha, outro exemplo de zeladoria urbana, com a recuperação da escadaria que liga as ruas Juvenal dos Santos e Olympio Trombini. Foram substituídos 375 metros de corrimão metálico duplo com acabamento em esmalte, garantindo mais segurança e acessibilidade.
Boa Vista
No Boa Vista, as passarelas e escadarias entre as ruas Maria Geronasso do Rosário e Alberto Portier também foram revitalizadas. Cerca de 467 metros de guarda-corpo e corrimão metálico ganharam nova pintura e o piso recebeu tinta acrílica na cor concreto, totalizando 350 m² de recuperação.
No Ribeirão dos Padilhas, a passarela metálica treliçada passou por limpeza, lixamento e pintura em esmalte, com 215 m² de área revitalizada. Também foi instalado novo guarda-corpo e aplicado tratamento protetivo no piso de madeira.
Para o coordenador de Manutenção do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Soélio Vendramin essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida nos bairros. “Nosso trabalho é garantir que cada canto da cidade esteja bem-cuidado. São melhorias que valorizam o espaço urbano e mostram respeito por quem vive aqui”, afirma Vendramin.