O trabalhador de Curitiba ganhou mais um local para pesquisar oportunidades de emprego e ser encaminhado a entrevistas e processos seletivos. Nesta sexta-feira (21/2), começa a funcionar o Sine Móvel, veículo itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal.
- CLIQUE AQUI e confira o cronograma de atendimento do Sine Móvel
- Sines se organizam para conceder passagens gratuitas a trabalhadores em busca de emprego
A nova opção de atendimento ao trabalhador coordenada pela Prefeitura começa a funcionar para dar suporte ao programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel também nesta sexta-feira (21/2), na Rua da Cidadania do Pinheirinho. O programa assegura passagem de ônibus gratuita para quem foi encaminhado por uma das 11 unidades do Sine curitibano para entrevista ou processo seletivo de emprego.
Além do veículo itinerante, o Sine tem outras dez unidades em funcionamento – nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. Elas também farão atendimentos do programa Tarifa Zero.
“O Sine Móvel amplia de forma inteligente os pontos de atendimento ao trabalhador, porque queremos facilitar ao máximo o acesso às vagas de emprego”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins. “O programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego favorece a todos: ganha o cidadão desempregado, que conta com mais suporte para voltar a trabalhar; ganha a empresa, que completa seu quadro funcional; e ganha Curitiba, com mais renda circulando na economia local.”
Tarifa Zero e o Sine Móvel
Tarifa Zero a Caminho do Emprego é a concretização de um compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo vice Paulo Martins para a atual gestão à frente da Prefeitura.
A cada dia, o Sine Móvel estará em um ponto estratégico de Curitiba. A primeira parada da unidade, nesta sexta-feira, é na Rua da Cidadania do Pinheirinho, onde fica das 9h às 15h30. Na segunda-feira (24/2), a unidade estará na Praça Osório (Centro). A agenda do Sine Móvel está NESTE LINK.
O atendimento na unidade itinerante é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, por ordem de chegada.
Nas unidades do Sine nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, o atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, também por ordem de chegada.
Equipamento
A Urbs instalou em cada Sine curitibano um equipamento de bilhetagem eletrônica, para emissão das gratuidades. O benefício será creditado na hora para o trabalhador.
Agenda
O superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro, explica que o Sine Móvel estará nas regiões que mais tiverem demandas de trabalhadores por oportunidades de emprego.
Na próxima semana, de segunda (24/2) a quinta (27/2), o veículo estará na Praça Osório (Centro), local escolhido pela grande circulação de pessoas, para que a população conheça o serviço.
“Vamos avaliar, semana a semana, os locais com maior procura pelos serviços do Sine para planejar o cronograma de atendimento”, fala Santoro.
Urbs móvel
Como a emissão da gratuidade para os beneficiados do Tarifa Zero é creditada no cartão-transporte na categoria Usuário, nas próximas semanas o Sine Móvel e a unidade do Urbs Móvel vão conciliar as agendas, atendendo nos mesmos locais. O horário do Urbs Móvel é das 10h30 às 15h30.
Outros serviços
Para ser atendido no Sine Móvel ou nas outras dez unidades do serviço – nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC –, o trabalhador deve ter a partir de 14 anos, para oportunidades de aprendizagem, e a partir de 18 anos, para oportunidades de trabalho com jornada de 8 horas por dia.
Além da consulta de vagas e encaminhamentos para os processos seletivos com os empregadores, os 11 Sines municipais orientam sobre a emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital e, a partir de agora, a isenção de créditos no transporte.
Em 2024, os Sines da cidade realizaram, em média, 600 processos nas dez unidades; destes, 350 foram encaminhamentos a processos seletivos de emprego.
Onde encontrar o Sine Móvel (de 21/2 a 7/3)
Horário: das 9h às 15h30
21/2 (sexta-feira) – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033, Capão Raso)
24/2 (segunda-feira) – Praça Osório (Centro)
25/2 (terça-feira) – Praça Osório (Centro)
26/2 (quarta-feira) – Praça Osório (Centro)
27/2 (quinta-feira) – Praça Osório (Centro)
28/2 (sexta-feira) – Cras Caximba (Estr. Delegado Bruno de Almeida, 8.280, Caximba)
3/4 (segunda-feira) – não haverá atendimento (ponto facultativo)
4/3 (terça-feira) – não haverá atendimento (ponto facultativo)
5/3 (quarta-feira) – não haverá atendimento (ponto facultativo)
6/3 (quinta-feira) – Praça Osório (Centro)
7/3 (sexta-feira) – Cras Vila Torres (R. Aquelino Orestes Baglioli, 120, Prado Velho)