Mais de 200 lideranças comunitárias, empresariais e religiosas lotaram o auditório da Administração Regional da CIC, nesta quinta-feira (6/2), para ouvir o prefeito Eduardo Pimentel detalhar os projetos da Prefeitura destinados à região, nos próximos 4 anos.

“Trabalhamos para vocês, ouvindo vocês, mas também com a ajuda de vocês”, disse. Isso porque, explicou o prefeito, para ser eficiente a administração municipal precisa da participação dos moradores em ações como o combate à dengue e à poluição ambiental e também dando sugestões. “O período de consultas públicas está chegando e vou estar presente nas reuniões, ao lado de vocês”, disse, referindo-se ao programa Fala Curitiba, que começará em março.

Rua da Cidadania quase pronta

Eduardo Pimentel lembrou que, em breve, a Administração Regional estará de casa nova. “Possivelmente esse é o último grande evento nesse endereço, pois estamos finalizando a Rua da Cidadania da CIC, uma obra espetacular que vai dotar a região de um completo shopping de serviços, conectado com as necessidades ambientais”, disse o prefeito. Ele se referia à instalação de recursos como painéis solares e reuso da água da chuva.

A Regional CIC é formada por quatro bairros (Cidade Industrial, Augusta, Riviera e São Miguel) com 77 vilas, onde moram cerca de 200 mil pessoas. “Somos o 5º maior bairro do Brasil”, disse o administrador regional, Rudimar Fedrigo.

A Cidade Industrial tem 53 anos de história e concentra empresas que geram empregos para moradores da região e de outros pontos da cidade.

Habitação e muito mais

Eduardo disse também que está em andamento o programa de regularização fundiária da cidade e que a construção de casas populares foi retomada, começando pela CIC. “Começamos contratando a construção do primeiro conjunto residencial aqui para a CIC, o Residencial Corbelia. Até o fim do mandato, vamos entregar 20 mil unidades habitacionais em toda a cidade”, disse.

Localizado no bairro São Miguel, o Residencial Corbelia terá seis blocos de quatro pavimentos cada um, totalizando 96 apartamentos. O conjunto vai contar com vagas de garagem, bicicletário e área de recreação.

Nova unidade de saúde

Na área da Saúde, o prefeito contou que vai construir na CIC uma das seis novas unidades previstas para Curitiba até 2028. Será a Unidade Corbélia, na área de abrangência do futuro conjunto residencial.

Ele também citou algumas ações colocadas em prática, para toda a cidade, nos primeiros 30 dias de governo. Entre elas estão a tarifa zero no transporte coletivo para trabalhadores em busca de emprego e a meia tarifa aos domingos, para promover o lazer das famílias; a renovação da frota de ônibus; e o projeto do vale-creche, para garantir vagas na rede suplementar de educação infantil enquanto não ficam prontas os novos centros de educação infantil da Prefeitura, e que será votado pelos vereadores.

Receptividade

As ideias de Eduardo Pimentel foram bem recebidas pelo público. “Ele está no caminho certo. Quer fortalecer o relacionamento com os moradores para dar mais voz para eles”, comentou o líder comunitário da Associação de Moradores Vila Vitória/Pedro Machado, no Caiuá, Maurício Sampaio.

Também líder da Associação de Moradores Atenas, Elenir Januária da Silva vê no novo Prefeito a possibilidade de “realização de um sonho”. “A questão da regularização fundiária é algo muito importante pra nós, aqui da CIC. A expectativa é grande e, agora, podemos confiar que ela vai avançar com a velocidade que a gente precisa”, disse.

Participaram do evento o diretor da Associação das Empresas da CIC (Aecic), João Barreto; o secretário estadual do Trabalho, Mauro Moraes; os vereadores Tiago Zeglin, Nori Seto, Rodrigo Marcial, Zezinho do Sabará, Jasson Goulart, Carlise Kwiatkowski , Laís Leão, Olímpio Araújo Júnior, Toninho da Farmácia e Sidney Toaldo; o diretor-presidente da Curitiba S/A, José Lupion Neto; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nélson Ribeiro; e o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), André Baú.