O pátio de manutenção da empresa Rumo Logística está entre os pontos de interesse para monitoramento de possíveis focos de dengue na Regional Boqueirão. No fim da semana passada, o espaço foi inspecionado por técnicos do núcleo da Secretaria Municipal da Saúde, agentes de endemias e gestores da Administração Regional.

“O local é amplo e reúne muitos materiais, daí a necessidade de vistoria periódica. Todos precisam ajudar a combater o mosquito da dengue”, explicou o administrador regional José Carlos Melo. As instalações da empresa ficam na Vila Pantanal, área do Alto Boqueirão que receberá um mutirão contra a dengue nas próximas semanas. Os mutirões estão acontecendo nas dez regionais. A largada foi dada pelo prefeito Eduardo Pimentel, no Cajuru.

Asfalto novo

Os cuidados com o bem-estar dos moradores dos quatro bairros que formam a Regional – Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim – não param por aí. No Hauer, a Praça Santa Rita passou por serviços de roçada, poda, manutenção dos alambrados, colocação de areia, pintura, troca de brinquedos e substituição das tabelas de basquete. A Praça Agostinho Legrós, no bairro Boqueirão, será a próxima a receber as mesmas benfeitorias.

Nas ruas Izabel Posselt, Basílio Fuck e Gabriel Corisco Domingues, falta só a pintura da sinalização horizontal para três ficarem completamente prontas. Elas foram pavimentadas graças a pedidos da comunidade no programa de consultas públicas Fala Curitiba e ficaram entre as demandas mais votadas.

No Alto Boqueirão, desde a semana passada, os moradores assistem ao início da pavimentação das ruas Luiz Machuca, Itaúna do Sul e Geraldo Warkentin. Juntas, elas somam 1,2 quilômetro de novo asfalto e servem de passagem para as linhas de ônibus Zoológico e Osternack/Boqueirão.

Acessibilidade

Na Vila Pantanal, também está quase tudo pronto para a linha de ônibus local começar a percorrer um novo trajeto e facilitar a vida de quem reside na parte debaixo da rua. Isso porque os moradores serão poupados de usar uma escada improvisada para chegar ao ponto do ônibus.

Para viabilizar a nova rota, que também contará com duas novas paradas na Rua Maria Josefina Monteiro, foi necessário asfaltar 350 metros da via. A mudança teve o apoio do Prefeito Eduardo Pimentel, que entrou em contato com a demanda da comunidade quando foi vice-prefeito da cidade.

Transporte e meio ambiente

No Xaxim, seguem as obras do Lote 3.1 do programa de mobilidade Inter 2. A fase atual da intervenção começou nas vias próximas ao Shopping Boulevard e ao viaduto da Rua Francisco Derosso. A Rua Antônio Rebelato, na altura da Evaristo da Veiga, também está sendo preparada para receber a linha de transporte público.

Para prevenir enchentes e alagamentos, a Prefeitura está investindo na limpeza e no desassoreamento do Rio Belém – um dos principais cursos de água que cortam Curitiba. Nesta etapa, a intervenção compreende cerca de 1 quilômetro do curso de água. Esse trecho fica na divisa entre os bairros Boqueirão e Uberaba, a partir da Rua Doutor Bley Zornig.

Rua da Cidadania

Sede de serviços públicos e comércio da região e da Administração Regional, a Rua da Cidadania do Boqueirão também ganhou benfeitorias.  No Setor B, que fica junto à Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, o mezanino ganhou uma passarela ligando os dois lados da edificação. Com isso, ficou mais fácil para quem chega pela Rua Gabriel Corisco Domingues acessar o piso superior do local.

Também é possível chegar à parte superior do local por meio da nova escada acessível instalada próximo à entrada pela Rua Gabriel Corisco Domingues.  O mesmo setor da Rua da Cidadania também ganhou uma calçada acessível para acessar os núcleos e serviços.