Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quarta-feira (11/12), o prefeito Rafael Greca celebrou a inauguração da nova sede da central de regulação de urgência de Curitiba e região metropolitana, localizada no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, no Hauer. O evento também marcou os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital e a certificação de Curitiba como a primeira capital Angels do mundo.
“Curitiba é uma cidade que tem o pacto com a vida. Tem o melhor SUS do Brasil, tem um serviço impecável de Saúde e tem uma equipe valorosa. Eu fico feliz cada vez que avança nosso sistema de saúde”, disse Greca, durante a cerimônia.
Nova central de regulação
O Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, inaugurado em julho deste ano, em um terreno de 5,2 mil metros quadrados e uma área construída de 4,3 mil metros quadrados, passa a abrigar a partir de agora também a Central Estadual de Regulação de Leitos, a Central de Regulação do Samu Metropolitano e a Central Metropolitana de Leitos de Curitiba, além de setores administrativos da Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Esta mudança representa um salto qualitativo em relação à antiga sede, de 1,2 mil metros quadrados, no bairro Cristo Rei.
Já estavam em funcionamento no local, desde julho: o Samu, a central de ambulâncias, almoxarifado, central de materiais e central de logística de urgência da SMS.
20 anos do Samu
Durante o evento, foram celebrados também os 20 anos do Samu Curitiba. Na sua implantação, em 15 de setembro de 2004, abrangia apenas Curitiba e São José dos Pinhais. Ao longo dos anos, ampliou a sua atuação para 38 municípios da região metropolitana e da 6ª regional de saúde do estado, passando de 1,5 milhão de habitantes atendidos e 24 ambulâncias inicialmente para 4 milhões de habitantes atendidos e uma frota de 57 ambulâncias.
Alguns funcionários que atuam no Samu desde o início das operações foram homenageados durante a cerimônia: os enfermeiros Katiuscia Vanessa Schiontek (atual diretora do Departamento de Urgência e Emergência da SMS), Francielle Tigrinho, Hellen Luciana Tchaikovski e Sirlei Pizzato Cher; as técnicas em enfermagem Rita Moura, Beatriz Berenice Chautard e Marlene Borsoi; os médicos Heitor Pinheiro de Lima Neto, Marcos Henrique Scheibe, Jordan Zanetti Silva, Daniel Urt Mansur Bumlai e Ricardo Geenen Accioly e os socorristas Adinir Rodrigues, Valdecir Ribeiro de Quadros e Paulo Henrique MarKwardt (in memoriam).
Certificação Angels
Na cerimônia, ainda, Curitiba recebeu a certificação como a primeira capital Angels do mundo. O Cidade Angels é um programa da iniciativa Angels, uma organização global da Boehringer Ingelheim, com apoio da World Stroke Organization, que trabalha em prol da qualificação do atendimento ao acidente vascular cerebral (AVC) no mundo.
A certificação reconhece cidades comprometidas com a prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com AVC. Para receber a certificação, a capital foi avaliada em critérios rigorosos, como protocolos de atendimento, capacitação de profissionais de saúde e ações de conscientização pública.
Além de Curitiba, são certificadas até o momento pela iniciativa Angels: Ribeirão Preto (SP), Sapucaia do Sul (RS), Quixeramobim (CE), Serra Talhada (PE). Joinville (SC) será certificada no próximo dia 13. Fora do país foram certificadas também: Lleida, Albacete e Almeria, na Espanha; Khmelnytskyi Raion e Kamianets-Podilskyi Raion, na Ucrânia.
Presenças
O evento contou com a presença da atual secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella; da secretária municipal da Saúde para a próxima gestão, Tatiana Filipak; do controlador-geral do município, Daniel Conde Falcão; da superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da Educação, Andressa Pereira; da superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Flávia Quadros, do superintendente Executivo da SMS, Juliano Gevaerd; da diretora médica da Boehringer, Thaís Melo; do diretor de unidade de negócios da Boehringer, Paulo Faccina; do gerente nacional de Ecossistema de Saúde da Boehringer, João Bordallo; do gerente de Ecossistema de Saúde Pública da Boehringer, Kleber Primo; do gerente nacional de acesso da Boehringer, Nelson Mocelin; do consultor hospitalar da Boehringer, Marcelo Brito; das consultoras Angels, Mariana Rossei, Dayane Diehl, Camila Ferraz e Kamila Fachola; do represente do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho; do representante do Hospital da Cruz Vermelha, Meri Berti; do representante do Hospital Evangélico Mackenzie, João Pedro Lupion; dos filhos de Matheus Chomatas, Guilherme e Jaqueline; da coordenadora de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Olga Deus; e do diretor geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz.