Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estudantes participantes do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação (SME), visitaram nesta segunda-feira (18/11), no Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a exposição “Poty, Poéticas da Vida”, em celebração aos 100 anos de nascimento do artista curitibano Poty Lazzarotto.
Promovida de 7 de novembro a 14 de dezembro, a mostra garante uma imersão interativa às principais obras e trajetória do artista paranaense, ao combinar arte, memória e tecnologia aos visitantes. Visitaram a exposição estudantes do ensino integral das turmas multiseriais dos 2º e 3º anos, da Escola Municipal Sidônio Muralha, da CIC.
Imersão artística
Em quase uma hora de passeio pela mostra, os estudantes conheceram o universo múltiplo dos trabalhos do artista em forma de poesia visual e imersiva, obras com vídeos em movimento, tecnologia 3D e realidade virtual, projeções mapeadas, ambientes interativos e toda a estética artística apresentada por Poty Lazzaroto, ao longo da vida.
“Eu adorei as artes, as cores, os desenhos, as pinturas nas paredes e todo o passeio”, afirmou a estudante do 3ºano do ensino fundamental Ana Beatriz Rodrigues Pereira, de 9 anos.
Aulas de campo
A visita à exposição “Poty, Poéticas da Vida” foi a segunda aula de campo feita pela menina com a turma da escola pelo Linhas do Conhecimento. Ana conheceu também, em outra ocasião, o Solar do Rosário, em companhia dos colegas de classe e da professora Luana Vitória de Andrade. “As visitas aos espaços culturais da cidade fazem parte dos trabalhos de arte desenvolvidos em sala de aula e são também uma extensão do conhecimento para essas crianças que têm a oportunidade, desde cedo, de descobrir o sentido de uma exposição ou como é uma universidade, no caso a PUCPR”, reforçou ainda a professora Luana.
As aulas de campo das escolas da rede municipal de ensino são organizadas e coordenadas pelo Linhas do Conhecimento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Eliana Nogueira de Lima, professora do programa, explica o modelo de operação do projeto. “Nós recebemos o planejamento das aulas de campo, o currículo das professoras, selecionamos os passeios, prevemos o cronograma dos espaços culturais e, então, acompanhamos as visitas educativas das crianças. Aqui, na exposição “Poty, Poéticas da Vida”, por exemplo, está programada outra visita à tarde, com uma escola do bairro Cajuru”, detalhou.
Exposição sensorial
A exposição “Poty, Poéticas da Vida” é composta por ambientes sensoriais e interativos. Nos espaços múltiplos, os visitantes podem explorar as diversas fases da vida e da obra de Poty, desde a infância do artista em Curitiba até o reconhecimento dentro e fora do país.
Projeções mapeadas e óculos de realidade virtual permitem ao público mergulhar no impacto visual e poético das criações. Inspirados pela imersão nos traços do artista, os visitantes também passam por uma vivência prática, levando para casa sua própria obra.
Serviço
A atração continua aberta de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h. Os ingressos custam a partir de R$15 (meia-entrada) e estão à venda no site https://pucpr.app/poty.
“Poty, Poéticas da Vida” é uma realização da PUCPR, com patrocínio da Chamex, apoio institucional do Museu Oscar Niemeyer e apoio do Museu da Imagem e do Som do Paraná e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).