Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Curitiba conquistou nesta segunda-feira (4/11), em Barcelona (Espanha), o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024. A premiação é realizada anualmente pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) para reconhecer os esforços de cidades, estados e regiões do planeta que têm comprometimento em usar a inovação e as tecnologias digitais para melhorar a vida da população.

“Somos a única cidade do mundo premiada nos dois rankings mais importantes de cidades inteligentes, o World Smart City Awards, de Barcelona, e o Seoul Smart City Prize, e agora também como Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF. São três reconhecimentos mundiais que, ao lado dos quatro prêmios globais por nossa educação, governança democrática, planejamento urbano e segurança alimentar, comprovam que em Curitiba a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas”, comemora o prefeito Rafael Greca.

Com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, Curitiba se torna também a cidade mais premiada internacionalmente em menos de um ano. Desde o ano passado, a capital recebeu sete reconhecimentos globais por iniciativas inovadoras como cidade inteligente, transparência, governança, urbanismo, combate à fome e educação.

Curitiba conquistou o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo/World Smart City Awards 2023 da Fira Barcelona (Espanha); o primeiro lugar no Government Excellence Awards 2024 com programa Fala Curitiba (Emirados Árabes); o prêmio Urbanismo Pioneiro 2024 do Bilbao Metropoli 30 (Espanha); o World Green City Awards 2024 com o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba (Holanda); o Seoul Smart City Prize 2024 na categoria Prata de Cidade Centrada nas Pessoas ou Human-CentriCity, com o case Curitiba Cidade Inteligente e Sustentável (Coreia do Sul); e o prêmio da Unesco 2024, Sheik Hamdan bin Rashid Al-Maktoun de Dubai, pelo programa Veredas Formativas de formação continuada de professores da rede pública municipal (França).

A premiação da Comunidade Mais Inteligente do Mundo é realizada anualmente pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) para reconhecer os esforços de cidades, estados e regiões do planeta em ações de governança para a prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural e comprometidas com o uso da inovação e das novas tecnologias digitais para melhorar a vida de sua população.

O reconhecimento internacional veio quatro dias após a capital paranaense ter outro resultado relevante: na última sexta-feira (31/10), a consultoria Macroplan Analytics divulgou o estudo Desafios da Gestão Municipal, em que Curitiba foi apontada a melhor capital para se viver e a 5ª melhor do país, entre 100 municípios analisados.

Tríplice coroa

Com mais este reconhecimento internacional, Curitiba realizou o feito raro de, em menos de um ano, ser eleita a melhor cidade/comunidade inteligente do mundo nas principais premiações em três continentes, conquistando uma espécie de “tríplice coroa” em reconhecimentos internacionais por suas ações de cidade e comunidade inteligente:

  • Américas: Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2024, título concedido pelo ICF (que tem sede no Canadá), em 4 de novembro de 2024;
  • Europa: título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, conferido pela Fira Barcelona em 8 de novembro de 2023;
  • Ásia: Prata no Seoul Smart City Prize, criado pelo governo da capital sul-coreana, Seul, em 10 de outubro de 2024.

Curitiba vem sendo reconhecida pelo ICF como uma das comunidades mais inteligentes do mundo desde 2019, quando figurou pela primeira vez no ranking das 21 finalistas. Em 2021, avançou para o Top7, onde se manteve anualmente até o título máximo, entregue na capital catalã.

Este ano, a cidade brasileira concorreu ao 1º lugar com outras seis finalistas: Assaí (Paraná, Brasil) Coral Gables (Flórida, EUA); Durham e região (Ontario, Canadá); Fredericton (New Brunswick, Canadá); Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).

Acompanharam o prefeito Rafael Greca na cerimônia de premiação o secretário estadual de Inovação, Alex Canziani; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal da Inteligência Artificial, Dario Paixão; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.

Na tarde desta segunda-feira, Curitiba brilhou mais uma vez em Barcelona no ICF Global Summit, durante o “Painel Sustentabilidade: cumprindo mantados, aproveitando oportunidades”, em que Dario Paixão apresentou como a capital paranaense tem atuado para atingir metas climáticas, utilizando recursos públicos e novas tecnologias, sem deixar de lado o crescimento econômico.

Planejada e inovadora

Segundo o ICF, a lição de Curitiba para o mundo é que o planejamento urbano funciona. A cidade se destaca por se dedicar, nos últimos 40 anos, a planejar para onde e como crescer, investindo em infraestrutura, cuidados com o meio ambiente e atenção à qualidade de vida dos cidadãos. 

Mais recentemente, as novas tecnologias digitais vêm sendo incluídas nas políticas públicas para que o município se mantenha na vanguarda internacional e siga pensando no futuro de sua população.

Desde a implantação do ousado Plano Diretor, nos anos 1970 com Jaime Lerner, até a adoção da inovação como agente de transformação social, nas duas gestões mais recentes de Rafael Greca (2017/2024), a capital paranaense é modelo como comunidade inteligente não só pelo uso de tecnologias digitais, mas por programas centrados na qualidade de vida da população.

Curitiba coleciona vanguardismos que até hoje são referência, como rede integrada de transporte; as vias exclusivas para os ônibus, a primeira rua exclusiva para pedestres do país, na Rua XV; a ampliação da área verde com grandes parques; as ações para reciclagem do lixo até as mais recentes.

Nos últimos anos, a lista cresceu, com o projeto socioambiental em andamento que cria o Bairro Novo da Caximba e a inovadora Pirâmide Solar de Curitiba, que tornou um aterro sanitário desativado em um ativo social, com a instalação de 8,9 mil painéis solares.

Preparada para o futuro

As ações de comunidade inteligente estão em leis que agilizam novos benefícios, como o decreto que, em 2019 atualizou a legislação para instalação de antenas na cidade, preparando a cidade para receber a a rede de internet sem fio 5G, dois anos antes de a nova tecnologia chegar ao Brasil. A antecipação da Prefeitura fez com que Curitiba fosse uma das primeiras do Brasil a receber o 5G.

A Prefeitura também tem investido na qualificação dos trabalhadores, com formação gratuita para empregos Tecnologia da Informação, como o 1º Empregotech.

Chamaram a atenção do ICF os 9 Espaços Empreendedores, nas Ruas da Cidadania, que oferecem apoio técnico e informações, gratuitamente, para micro e pequenos empreendedores avançarem em seus negócios, e a criação do Vale do Pinhão, que integrou e fomentou o ecossistema de inovação da cidade, facilitando o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias por pesquisadores, empresas, poder público e sociedade civil.

Fala Curitiba e Curitiba Mais Energia

Destaque para o programa de audiências públicas Fala Curitiba, que incentiva a participação dos cidadãos nas decisões da Prefeitura em reuniões por todos os bairros, via internet e em pontos movimentados, ouvindo deles quais prioridades devem estar no orçamento municipal de cada ano.

“Ressalto que Curitiba foi a única das finalistas que colocou a democracia como parâmetro de inovação com seu programa de consulta popular e orçamentária”, afirmou o co-fundador do ICF, Louis Zacharilla.

Curitiba também tem investido na mitigação da emissão de gases poluentes na atmosfera, com o PlanClima e com o programa Curitiba Mais Energia, que realiza estudos e projetos para ampliar a produção e uso de energias renováveis, com a instalação de painéis fotovoltaicos em prédios públicos e a inclusão de ônibus elétricos no transporte coletivo.

O ICF

O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Agenda

Entre 5 e 7 de novembro, o prefeito de Curitiba participa, ainda em Barcelona, do Smart City World Congress, maior encontro mundial das discussões sobre smart cities da franquia chancelada pela Fira Barcelona.

Na sequência, Greca segue para Roma (Itália), onde terá reuniões com autoridades brasileiras, italianas e representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em que compartilha as experiências curitibanas em Segurança Alimentar e combate à fome.

A programação no exterior continua até 14 de novembro. Durante a viagem oficial, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assume o cargo de prefeito em exercício. Greca reassume a Prefeitura de Curitiba no dia 15 de novembro.