Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) receberam a terceira parcela do programa Fundo Rotativo, no valor total de R$ 4,5 milhões.

Além da parcela também foi pago o retroativo referente à atualização de 5% no valor concedido este ano. Os recursos, depositados pela Prefeitura de Curitiba diretamente nas contas das unidades educacionais, devem ser utilizados para pagamento de serviços de manutenção – como troca de vidros, telhas ou desentupimentos – e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.

Os valores destinados a cada unidade variam conforme o tamanho e o número de estudantes matriculados.

“O Fundo garante agilidade na administração, permitindo compras mais rápidas, justamente por essa descentralização. Ele vai direto para as unidades”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

No ano passado, a Educação repassou R$ 21,6 milhões divididos em cinco parcelas, mais duas cotas extras (uma exclusiva para itens de segurança e outra para pagamento de serviços de contadores).

Transparência

As prestações de contas das unidades podem ser acompanhadas pela comunidade, via internet. Os gestores das unidades administram os gastos e fazem a prestação de contas posteriormente. As informações estão no site da educação. A movimentação fica registrada no sistema Gestão de Recursos Financeiros, inclusive os dados dos anos anteriores.