Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mais três obras do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba, estão em andamento no Umbará, um dos bairros fortemente favorecidos com as ações que asseguram pavimento e completa infraestrutura de drenagem para vias oficiais do município que ainda são de pavimento primário. São 576 metros de obras nas ruas Expedicionário Octávio Zontta, Albino Niquele e Cláudio José Pellanda, cujos trabalhos foram vistoriados na tarde desta quarta-feira (19/6) pelo prefeito Rafael Greca.
“São os últimos dias de barro, poeira e lama no Umbará, bairro a Sudeste de Curitiba. Aos poucos o Umbará está ficando todo asfaltado”, disse Rafael Greca.
Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e do administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Werneck, o prefeito foi recebido no local por moradores, que foram até ele para elogiar os investimentos no bairro.
Morangos
Evandro Bosa é produtor de morangos na região, com uma média anual de 15 toneladas da fruta que é distribuída em comércios do bairro, mas também em supermercados e panificadoras de outras regiões da cidade. A chegada do asfalto na rua, explicou o produtor, permitirá expandir os negócios.
“Sabe o que representa o asfalto? É a possibilidade de realizar meu sonho de montar um negócio no sistema ‘colhe e pague’. Hoje, os buracos não atraem os consumidores, mas com asfalto novinho vai ser fácil estimular as pessoas a virem colher seus morangos e passearem na região”, disse Bosa.
Foco nos negócios, mas também na qualidade de vida proporcionada pelas obras, é o que fez Edson Bobato, proprietário de uma olaria na Expedicionário Octávio Zontta, fazer uma pausa no trabalho para ir ao encontro do prefeito.
“Uma obra dessas é para deixar todos os moradores satisfeitos e gratos, é uma mudança geral, sem poeira, sem buracos, com melhor desempenho e menor desgastes dos caminhões que circulam diariamente para fazer o transporte dos tijolos. A vida fica melhor, com o local mais limpo, mais seguro”, disse Bobato.
576 metros de obras
A Rua Expedito Octávio Zontta recebe as melhorias em um trecho de 335 metros desde a Rua Angelo Gai, também já contemplada pelo programa, até o final da via. Na Albino Niquele o trecho coberto com asfalto é de 235 metros desde a Rua Bortolo Pellanda e o final da rua, enquanto na Rua Cláudio José Pellanda os trabalhos são a longo de 106 metros entre a Albino Niquelle e o final da rua.
As obras começaram na primeira semana de junho. Neste momento, as três vias recebem os serviços para a implantação das galerias pluviais, a primeira etapa dos trabalhos, que será sucedida da remoção de postes de iluminação antes da pavimentação. A previsão é de que os trabalhos durem cinco meses.
Asfalto no Saibro
Por toda a cidade, o programa Asfalto no Saibro já assegurou 144 km de ruas pavimentadas entre obras já executadas, em andamento e programadas. Na última segunda-feira (17/6) o prefeito Rafael Greca firmou convênio com o Governo do Estado para reforçar o programa e assegurar mais 10 km de obras desta natureza em mais 30 ruas da cidade. Com isso, o total chegará a 154 km de vias e 694 obras na cidade.
No bairro Umbará, um dos três na área de abrangência da Regional Bairro Novo, o programa já assegurou obras de pavimentação e drenagem em 36 ruas, entre obras já finalizadas, em andamento ou que estão programadas para iniciar. Somente neste ano foram contempladas as ruas Alceu José Grein, Lali Maria Soecki, Ruy Chritovam Wachowicz, Santa Teresinha, José Arlindo Salim, Manoel Miguel Alves Filho, José Ângelo Miquelleto e Angelo Gai.
A lista vai aumentar. Além das vias vistoriadas pelo prefeito, estão com obras em andamento as ruas Ignácio Wacheski e Domingos Baldan. Outras nove ruas estão com os projetos de obras em fase de licitação.
Por toda a cidade
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, ressalta a importância do programa Asfalto no Saibro para a região e para a cidade.
“O programa Asfalto no Saibro é fundamental para melhorar a acessibilidade e qualidade de vida dos cidadãos nos bairros, garantindo vias mais seguras e duradouras para todos”, destaca Rodrigues.
Pedidos dos moradores
A inclusão de vias no programa ocorre mediante solicitações dos cidadãos, feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões do planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Com dezenas de frentes de obras em andamento, o programa segue atendendo às demandas da comunidade, transformando ruas sem infraestrutura em vias com boa mobilidade.
Acompanharam a vistoria às obras os vereadores Beto Moraes, Ezequias Barros e Mauro Bobato.