Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os estudantes da Escola Municipal Otto Bracarense Costa, na Cidade Industrial de Curitiba, receberam a revitalização da Unidade de Educação integral (UEI) anexa à escola. A UEI fica na Rua Rodolpho Doubek, 442, e atende 50 estudantes do Ensino Fundamental (25 por período). Essa é mais uma ação do zelo da administração municipal na área da Educação. O prefeito Rafael Greca entregou o novo espaço nesta quarta-feira (19/6), com a participação dos estudantes, que realizaram apresentações culturais juninas.
“Queremos que as crianças desenvolvam o poder da reflexão, aprendam a ler, a contar, a pensar. É uma grande alegria entregar um espaço tão bonito”, disse o prefeito.
O investimento da Prefeitura de Curitiba foi de R$ 388 mil. A unidade recebeu revitalização completa, que incluiu troca de janelas e portas, reconstrução e pintura de paredes e teto, instalação de novo piso, substituição de tomadas, instalação de luminárias, implementação de nova rede sanitária, pintura da fachada, cobertura e serviços no jardim.
O local foi revitalizado preservando a história do Projeto Ecos Estação Barigui, que durante anos existiu no local. A educação em tempo integral ampliado é uma necessidade da comunidade da CIC e o novo espaço recebeu adequações para garantir o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância da qualificação dos espaços educacionais. “Nosso cuidado é com o pedagógico e a infraestrutura”, pontuou.
A estudante Sophia Moreira adora a UEI. “Estudo nesta escola desde o pré e gosto muito daqui. O parquinho está muito legal”, disse a menina.
Novas UEIs
Além das revitalizações em unidades, a cidade já ganhou novas UEIs, como a UEI Santa Felicidade, entregue nessa terça-feira (18/6). Também foram inauguradas, no ano passado, as Unidades de Educação integral Boa Vista (UEI Ano 330), Portão e Tatuquara. Essas unidades concentram estudantes do Ensino Fundamental de diversas escolas da região.
O integral permite que os estudantes permaneçam com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a abertura da quarta UEI integra as estratégias de ampliação da oferta em tempo ampliado na rede. A expansão é feita de maneira gradativa desde 2017, quando a rede somava 86 unidades com integral, e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade. Atualmente, são 172 escolas com integral e, até o final do ano, todas as 186 unidades terão essa opção em pelo menos parte das turmas ou nas UEIs.
Presenças
Participaram também a representante do vice Eduardo Pimentel, Silvana Aichinger; o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o administrador da Regional da CIC, Raphael Kenji; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; o coordenador de Obras da SME, Guilherme Furiatti; a diretora de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente de Educação integral, Michelle Taís Faria Feliciano; a chefe do Núcleo Regional da Educação da CIC, Angela Piotto; a diretora da Escola Otto Bracarense, Aline de Lima Aquino Ferreira; a vice Karla Monteiro Kuehne ; a articuladora da UEI, Cláudia Colaço dos Santos; a professora de práticas na UEI, a inspetora Angelina Pereira; e o vereador Mauro Bobato.