Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Curitiba passa a contar com 45 associações ligadas ao programa Ecocidadão e com a possibilidade de mais quatro também aderirem, pois a documentação está sendo analisada. O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, assinaram nesta segunda-feira (27/5) os novos contratos de credenciamento. O evento, que aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui, também teve o lançamento da Central de Comercialização de Recicláveis do Ecocidadão.

O prefeito Rafael Greca também anunciou o aumento do valor da tonelada de resíduos sólidos urbanos paga para as Associações do Ecocidadão por meio da parceria com as cimenteiras Votorantim e Itambé e com a empresa Packem, fábrica recicladora de garrafas pet, para o uso do Combustível Derivado de Resíduos Urbanos (CDRU). O valor da tonelada de CDRU passou de R$ 30 para R$ 50.

“Vocês catadores de material reciclável são uma força de trabalho de Curitiba, são um rosto honrado da cidade. Merecem ter futuro, e merecem a vida cada vez melhor”, disse o prefeito Rafael Greca. “Hoje nós estamos com as cooperativas para a organização do povo ligadas à ideia do empreendedorismo. Vocês são o orgulho de Curitiba”, definiu o prefeito.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também destacou o trabalho realizado pelas associações do Ecocidadão. “Vocês trabalham no dia a dia pela nossa cidade. Agradecemos o trabalho de vocês que faz toda a diferença para Curitiba. Somos uma das cidades mais sustentáveis da América Latina e do mundo”, afirmou Eduardo Pimentel.

As associações de catadores de material reciclável do Ecocidadão recebem, fazem a triagem e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais também reutilizáveis.

Cada associação participante tem remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia dos resíduos recicláveis.

Mais segurança

A Associação dos Catadores Automotores (ACA), do bairro Guaíra, é uma das cinco novas associações que aderiram ao Ecocidadão. Para Márcia Rodrigues, representante da associação, agora terá início uma nova fase na vida dos 19 catadores associados.

“Isso representa um novo nascimento de famílias. Faz muita diferença a gente participar do Ecocidadão. Agora com a ajuda da Prefeitura vamos ter mais segurança e proteção”, afirmou Márcia.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que o programa cresceu  muito nos últimos anos. “Hoje é um dia de comemoração por tudo o que fizemos. Em 2018 eram três contratos do Ecocidadão, apostamos no empreendedorismo e passamos para 40 associações e agora chegamos ao número de 49. Com a Central de Comercialização de Recicláveis do Ecocidadão vocês também vão ter ganho de escala para vender o material reciclado”, afirmou Marilza.

A empresa Packem assinou um protocolo de intenções e é a primeira empresa a apoiar a Central de Comercialização de Recicláveis do Ecocidadão. 

Presenças

Também participaram do evento os representantes da Votorantim Cimentos, Itambé Cimentos, Packem, o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria  Zem; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o Controlador Geral do Município de Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro; e os vereadores Ezequias Barros, João da 5 Irmãos, Mauro Bobato e Toninho da Farmácia e catadores de material reciclável das associações do Ecocidadão.