Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Chega a 960 o número de pessoas que participaram das seis primeiras reuniões de bairros do Fala Curitiba. Nessa quarta-feira (24/4), terceira noite da consulta pública, 389 moradores das regionais Cajuru e Boqueirão estiveram nos encontros da comunidade com as equipes da Prefeitura. Eles apresentaram e discutiram propostas de interesse coletivo que desejam ver incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.
Nos dois locais, o setor de obras públicas liderou o número de sugestões. Esse tema mobilizou 30 participantes na Regional Cajuru e 100 na do Boqueirão. Educação foi a segunda área mais demandada, com 12 participantes no grupo do Boqueirão e 22 no Cajuru. Ao todo, formaram-se oito grupos de discussão no primeiro e dez no segundo. Cada grupo corresponde a uma política pública e reúne participantes que desejam apresentar propostas para a mesma área. Quanto mais pessoas houver apoiando uma mesma ideia, mais chances ela tem de ser levada para a reunião final, em junho.
Aprendizado
O aposentado Rui Rodrigues da Silva descobriu a importância da mobilização entre moradores em sua primeira participação no Fala Curitiba. Morador do Xaxim há 30 anos, ele e mais três vizinhos foram pedir a pavimentação da Rua Capitão Doutor Antônio José. “Todos querem o asfalto novo, mas só nós fomos. Lá, vimos que havia grupos mais numerosos e o nosso pedido não entrou. Foi um aprendizado pra nós e para os outros, que querem a melhoria mas não lutam por ela. Vamos continuar pedindo”, disse.
Nesta quinta-feira (25/4) é dia de Fala Curitiba na Paróquia São Cristóvão, no Guaíra, que pertence à Regional Portão, e na Sociedade São Braz, no bairro de mesmo nome e que fica na Regional Santa Felicidade. As próximas reuniões serão retomadas na semana que vem.
Serviço
Fala Curitiba nos bairros (final da primeira semana)
Reuniões abertas, sempre a partir das 19h
Dia 25/5 (quinta-feira):
Regional Portão: Paróquia São Cristóvão (Rua Paraíba, 2709)
Regional Santa Felicidade: Sociedade São Braz (Rua Antônio Escorsin, 1869)