Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Na noite dessa terça-feira (23/1), o Salão de Atos do Parque Barigui foi palco da animada festa que elegeu os representantes do Carnaval de Curitiba para 2024. O catador de materiais recicláveis Lucas Correia de Lima foi coroado como o Rei Momo do ano, liderando o Cortejo Real ao lado da rainha Janaina Moreira da Silva e das princesas Renatha Carolyna Rosa e Dayane Aparecida Dalla Benetta.

A eleição, que contou com a presença do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, foi marcada por muita alegria e descontração. Os vencedores foram escolhidos por jurados especializados, profissionais da área artística convidados pela Comissão de Carnaval da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

A festividade teve início com as boas-vindas do vice-prefeito, que abriu oficialmente o primeiro evento oficial do Carnaval de Curitiba 2024.

“Quero agradecer e parabenizar todas as escolas de samba de Curitiba pelo trabalho que vocês fazem nas comunidades, propagando a cultura brasileira entre as famílias e as crianças. As manifestações culturais em Curitiba são importantes e trazem alegria, entretenimento e recursos para a cidade. Desejo a todos um lindo e animado carnaval”, disse Eduardo Pimentel.

O Bloco do Polakinho animou a noite, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, juntamente com o vereador Alexandre Leprevost, o presidente da Comissão Permanente de Carnaval de Curitiba, Jaciel Teixeira, a assessora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura, Marli Teixeira, e o presidente da Liga das Escolas de Samba de Curitiba e Região, Jefferson Pires, prestigiaram o evento. Eles enalteceram a importância do carnaval para a cultura local.

Os candidatos foram avaliados nos quesitos samba no pé, simpatia, desenvoltura e beleza. A faixa de Rei Momo 2024 foi colocada pela presidente da Fundação Cultural de Curitiba, simbolizando a representação do espírito festivo e alegre do carnaval pela cidade.

“O Carnaval de Curitiba estará muito bem representado com esse cortejo real magnifico, que levará para toda a cidade a alegria contagiante dessa festa do povo e símbolo maior da nossa rica cultura popular”, afirmou Ana Cristina de Castro.

As primeiras apresentações do Cortejo Real estão programadas para este fim de semana, marcando a abertura do pré-carnaval oficial de Curitiba. No sábado (27/1), das 15h às 19h, próximo à Rua da Cidadania do Tatuquara, eles se juntarão ao bloco Garibaldis & Sacis para uma animada folia na Rua Poeta Bernardes Guimarães. E no domingo (28/1), participarão do pré-carnaval da Avenida Marechal Deodoro, no centro, no mesmo horário.

Rei Momo

Lucas Correia de Lima, representante do bloco curitibano Pretinhosidade, é um veterano no carnaval da cidade, participando há mais de uma década das folias. Ele já foi mestre sala das escolas de samba Mocidade Azul, Enamorados do Samba e Imperatriz da Liberdade. Além disso, Lucas é conhecido como bailarino de diversas companhias de dança de Curitiba, trazendo sua paixão pelo carnaval para diferentes expressões artísticas.

A majestosa Rainha

Janaína Moreira da Silva, educadora física e professora de dança, assume o papel de rainha do Carnaval de Curitiba em 2024. Desenvolvendo um trabalho voltado para mulheres, ela busca despertar autoestima, saúde e qualidade de vida por meio dos movimentos da dança, levando essa mensagem para os foliões curitibanos.

Cortejo Real e a tradição carnavalesca

O Cortejo Real, inspirado na mitologia grega, tem suas raízes no Rei Momo, o deus da sátira, do riso e da folia. Desde 1930, essa figura ganhou destaque nas festas carnavalescas, tornando-se o representante oficial dessa tradicional comemoração, personificando o espírito do Carnaval.

O Rei Momo lidera o cortejo real, desempenhando um papel central na condução dos desfiles e na animação dos foliões durante os dias de festa. Além do Rei Momo, o cortejo real inclui a figura da Rainha do Carnaval e suas Princesas, tornando-se uma tradição que reflete a alegria contagiante do carnaval.