Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, visitou nesta terça-feira (23/1) as obras de restauração da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, o templo mais antigo de Curitiba. As equipes responsáveis pela obra concentram esforços na recuperação meticulosa do altar de madeira, em um trabalho que combina ritmo acelerado com extrema delicadeza.

Ao percorrer o canteiro de obras, Pimentel ficou admirado com o minucioso trabalho realizado pela Mitra Diocesana em parceria com a Prefeitura de Curitiba, que contribuiu para a execução da obra disponibilizando cotas de potencial construtivo.

“Para mim essa obra tem um significado pessoal, porque foi aqui que fui crismado e ver essa igreja sendo restaurada e saber que sua memória e integridade seguirão por muitos anos é bastante emocionante”, disse.

O engenheiro responsável pela obra, Christian Luiz Santos, e o arquiteto Tobias Bonk Machado asseguraram que a restauração será concluída até o final deste ano. “Esta é uma etapa muito crítica do processo de restauro, que exige minuciosidade em cada detalhe”, afirmou Santos.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, acompanhou o vice-prefeito durante a visita.

Museu de Arte Sacra

Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Curitiba e a Mitra Diocesana inauguraram a primeira etapa do projeto de restauração do complexo da Igreja da Ordem: o Museu de Arte Sacra de Curitiba (Masac). Desde então, o museu tem recebido um grande fluxo de visitantes, ultrapassando a marca de 5 mil pessoas em pouco mais de dois meses.

O Masac, completamente renovado, interativo, tecnológico e alinhado aos conceitos museológicos contemporâneos, abriga um acervo de mais de 1.500 peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliários. A exposição, composta por 230 peças significativas, oferece uma visão fascinante da história religiosa de Curitiba.

Destacam-se na coleção esculturas de santos, pinturas, livros, paramentos em tecido, cálices e diversas peças em metal, crucifixos, medalhas, terços, santinhos de papel, entre outros elementos históricos. Uma das peças mais antigas é a imagem de Bom Jesus dos Pinhais em terracota, datada do final do século XVII, considerada a mais antiga do acervo.

O Museu de Arte Sacra de Curitiba, localizado no Largo da Ordem, anexo à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h, com entrada gratuita.