Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Os moradores dos bairros que integram a Regional Pinheirinho, na região sul da cidade, têm bons motivos para comemorar.
Em 2023, a Prefeitura de Curitiba levou asfalto para 51 ruas, entre obras já concluídas e em execução. São 33,1 km de asfalto novo que trazem mais qualidade de vida para os 152.614 moradores (segundo estimativa IBGE/IPPUC de 2020) dos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho.

Nos últimos sete anos, a malha viária da região recebeu 105,6 km através do Programa Asfalto Novo, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O volume corresponde a uma distância entre Curitiba e a cidade litorânea de Pontal do Paraná.

Critérios para escolha das ruas

O programa Asfalto Novo prioriza ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população através do 156 e do programa Fala Curitiba.

“O objetivo é contemplar todos os bairros, em especial os mais distantes do Centro, e promover mais qualidade de vida através da melhoria na infraestrutura e o zelo pelo ir e vir dos cidadãos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Fim dos buracos

Uma das vias contempladas é a Rua Rubem Berta, no bairro Pinheirinho. A requalificação do pavimento foi realizada ao longo de 1.230m e agradou moradores e comerciantes.

Suelen Thaísa mora na Rua Rubem Berta há dois anos e disse que ficou feliz com a requalificação do asfalto realizada pela Prefeitura.

“Ficou muito bom o pavimento. Eu tenho três crianças e antes da obra eles evitavam brincar aqui fora porque o pavimento trepidava muito. Agora eles se divertem com as bicicletas porque ficou plana, sem buracos”, disse a dona de casa.

Quem também gostou do novo pavimento foi Sara Selma da Luz, funcionária da loja Exabyte Informática. “O asfalto novo ficou muito bom. Antes a rua era cheia de buracos. A Prefeitura tinha fazer remendos contantes. Agora ficou tudo lisinho”, disse Sara.

Adeus, enxurrada

Além da regularidade no pavimento, o asfalto novo também corrigiu um problema antigo de desnivelamento na Rua Dr. Francisco Soares, que nas épocas de chuva levava a enxurrada para a entrada das casas.

A via foi requalificada numa extensão de 747m, entre a Rua Santa Maria e a Marginal da Linha Verde. João Roberto Gai Ansai, que mora na rua há 50 anos, ficou feliz ao constatar que o problema foi sanado com a intervenção da Prefeitura.

“Além dos buracos, a enxurrada trazia muita lama e cascalho para o lado das casas. Com as obras, todas as correções foram feitas para receber o asfalto novo”, disse João Roberto.


João Ansai Neto também é morador na Rua Dr. Francisco Soares, além de outros membros da família, e elogiou a intervenção da Prefeitura.

“Era uma rua que tinha muitos buracos. Eram feitos remendos, mas sempre surgiam novas falhas. Com o asfalto novo, tudo isso acabou e a rua ficou muito boa”, disse João, que estava acompanhado do filho Benjamin Ansai, de 5 anos.

Asfalto novo no Novo Mundo

Também no bairro Pinheirinho, a Rua Dilermando Pereira de Almeida teve o pavimento requalificado numa extensão de 890 metros, entre as ruas José Manoel Voluz e La Salle. A moradora Verônica Medeiros gostou muito do trabalho que a Prefeitura fez na rua.

“Eu sempre passo por aqui e gostei muito do trabalho da Prefeitura. O asfalto novo ficou muito bom e beneficia também a Comunidade Escolar do Colégio Estadual la Salle”, elogiou Verônica enquanto passeava com o cãozinho Max.


Outra moradora da região feliz com o asfalto novo é a Jéssica Soares. “A rua ficou nova, melhorou muito a vida dos motoristas e pedestres. Gostei muito do asfalto novo”, disse.

No bairro Novo Mundo, outras vias importantes como as ruas Visconde do Serro Frio e Affife Mansur receberam o benefício do asfalto novo.

Na Rua Visconde do Serro Frio, a ação aconteceu em uma extensão de 831 metros, entre as ruas Isaac Guelmann e João Surian. Já na Affife Mansur, as obras foram feitas ao longo de 481 metros, entre as ruas Laudelino Ferreira Lopes e a Rua General Potiguara.

1.000 km de asfalto

Curitiba alcançou a marca de mais de 1.000 km de asfalto novo em sete anos. São 2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento, desde 2017.

Mais de 1.722 já contempladas pelo programa, cujas intervenções são feitas para melhorar o trânsito, promover segurança, acessibilidade, mobilidade e interligar os bairros. O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro. 

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento; fresagem e recapeamento; e pavimentação asfáltica em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura. É o programa Asfalto no Saibro, que já livrou da poeira e da lama mais de 580 ruas. 

Asfalto Novo

Somente neste ano, o programa Asfalto Novo assegurou 443 obras de pavimentação, recuperando mais de 202 mil metros de asfalto – uma média de 830 metros diários.

Em pouco mais de seis anos foram aproximadamente 1.000 quilômetros executados em mais de 2.046 obras que beneficiaram toda a população. São 1.943 intervenções entregues e 103 em andamento. Algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

Destaques do programa Asfalto Novo

•    Mais de 1.000 km alcançados (1.000,217m);
•    Distância equivale à extensão de uma viagem entre a capital do Paraná até Goiânia, em Goiás;
•    2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento;
•    1.722 ruas contempladas, sendo 1.943 intervenções entregues (909.578 metros) e 103 em andamento (90.639 metros);
•    O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.