Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Apresentações culturais, exposição e venda de produtos de empreendedores afrodescendentes, de ciganos e indígenas, além de homenagens a pessoas que se destacaram no combate ao racismo na Regional Matriz marcaram o sábado (18/11), no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. As atividades fazem parte da Caravana Étnico-cultural da Prefeitura e também marcam a programação do Mês da Consciência Negra.
O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, acompanhou as ações culturais, que começaram às 14 horas, e viu de perto as iniciativas que dão mais visibilidade às populações negra (preta e parda), indígena e cigana que vivem em Curitiba.
“Nós somos uma cidade de múltiplos povos e todos nós construímos a nossa cidade, todos temos de ter espaços culturais, de negócios e sociais em Curitiba. Fiz questão de passar aqui durante essas homenagens para as pessoas que fazem a diferença no dia a dia de nossa Curitiba”, afirmou Eduardo Pimentel.
Todas as atividades e a programação do Mês da Consciência Negra são coordenadas pela Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura.
Homenagens
Após as apresentações culturais foram feitas as entregas das homenagens Orgulho da Regional, que destaca personalidades negras atuantes em cada Regional percorrida pela Caravana.
“A Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial preparou essa comemoração com muito carinho e respeito. A comunidade negra está presente em Curitiba e ela é plural. Essas pessoas aqui homenageadas são destaque na Regional Matriz e combatem o racismo todos os dias”, disse Marli Teixeira Leite, assessora da Promoção Étnico-Racial da Prefeitura.
Confira a lista das pessoas e instituições homenageadas:
- Sandro Luiz Britto Sprenger – Comper
- Álvaro – Sociedade 13 de Maio
- Cristina Oliveira – Pastoral Afro Brasileira
- Ivonete Xavier – Rede de Mulheres Negras
- Gisele Porto – Contadora de história
- Bloco Pretinhosidade
- Baque Mulher
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
- Sindicato dos secretários e secretárias do Paraná
- Pedro Paulo – Comper
- Nardi Casanova – Cigana
- Cris Camargo – Fotógrafa – Exposição Negras Mães
- MasterChef Herica – baiana do Acarajé
- Snnopy Rodrigues – Magia do Boxe – Clube de Mães Vila Torres
- D. Mide – Fandangueira das Mercês
- Gilmar Rodrigues de Lima – Produtor Cultural
Caravana cultural
A Caravana Étnico-racial é um projeto idealizado e executado pela Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial como parte do Plano de Governo Viva Curitiba Transparente, no Eixo Responsabilidade, para dar visibilidade às populações: negra (preta e parda), indígena e cigana.
Para isso, vale-se da realização de ações afirmativas e oferta de produtos e serviços que levem informações relacionadas à origem, cultura, saberes e fazeres de cada etnia, fazendo um contraponto ao racismo e outras formas de violência.
As atrações artísticas levadas aos bairros são contratadas por meio de editais da Fundação Cultural de Curitiba e de empreendedores étnicos selecionados pelo Instituto Municipal de Turismo.
Presenças
Também participaram do evento a assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Marchiorato Lupion Mello Cantergiani; artistas, líderes e representantes de movimentos de negros, ciganos e indígenas de Curitiba.