Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel apresentou para atletas, diretores, coordenadores e representantes do terceiro setor um balanço do trabalho realizado nos últimos três anos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, nesta sexta-feira (10/11), no Palácio 29 de Março.

Acompanhado do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, Pimentel mostrou que Curitiba, com o seu conceito inovador, tornou-se a “Capital do Esporte”, apoiando competições nacionais e internacionais e incentivando atletas, paratletas, técnicos e entidades do setor.

Em pesquisa realizada esse ano pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR, que avaliou 2.230 municípios de 18 estados brasileiros, Curitiba ficou na primeira posição no quesito gestão e governança.

“Nós estamos revolucionando a gestão esportiva em Curitiba e assim vai continuar. Com programas como o de Incentivo ao Esporte e o Escola + Esporte =10 e investimentos em infraestrutura estamos incluindo no cotidiano de todos os curitibanos a cultura esportiva, que proporciona melhor qualidade de vida e longevidade”, disse Eduardo Pimentel.

Ele também mostrou que a “Capital do Esporte” está preparada para o futuro. Com a sanção da Lei Geral do Esporte no país, novo arcabouço legal do esporte, Curitiba se adequou de forma ágil com ações estruturantes. Entre elas, a criação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, do Sistema Municipal do Esporte e a atuação efetiva do Conselho Municipal de Esportes, paritário e com participação social, o que garante à cidade preparação plena de acordo com o que preconiza o novo regramento brasileiro.

Para Pijak Jr, a sanção desta lei é mais um passo fundamental para o esporte de Curitiba. “A aprovação do Sistema Municipal de Esportes de Curitiba possibilita à cidade aderir à lei geral, promovendo também a criação de um Fundo Municipal de Esportes e aumentando as possibilidades de captação de recursos, o que irá proporcionar mais programas para a comunidade”, disse Pijak.

Todas essas conquistas foram possíveis por conta de um trabalho articulado por meio de uma rede, onde todos colaboraram: clubes, entidades, associações, federações, terceiro setor, poder legislativo, iniciativa privada.

“Todos que estão aqui fazem parte dessa vitória e por essa razão são nossos convidados especiais nesse evento, que além de ser um momento para falarmos de esporte, também é simbólico para que o trabalho em conjunto continue e seja cada vez melhor”, concluiu Eduardo Pimentel.

Além de atletas de renome internacional, como a campeã olímpica de voleibol Valeskinha e a tenista curitibana Gisele Miró, estiveram no encontro os administradores regionais da Matriz, Rafaela Lupion, do Cajuru, Narciso Doro Júnior, e do Portão, Gerson Gunha; e os vereadores Mauro Bobato, Mauro Inácio, João da 5 irmãos, Leônidas Dias, Oscalino do Povo, Tico Kuzma, e Sidney Toaldo.