Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta segunda-feira (6/11), o prefeito em exercício Eduardo Pimentel deu posse ao novo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comped). O evento ocorreu no Salão Brasil, na Prefeitura de Curitiba, e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil. A posse marcou o início do biênio 2023-2024 do órgão.
Eleitos em setembro deste ano, durante a 7ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas de Curitiba, os novos conselheiros terão a responsabilidade de orientar políticas relacionadas ao tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos no município, em conformidade com a Política Nacional sobre Drogas.
“Eu quero cumprimentar cada conselheiro empossado, cada pessoa que faz parte deste trabalho que é diário para chegar naquilo que a gente quer, que são as pessoas livres dessa maldição que é a droga”, disse Pimentel.
O prefeito em exercício também destacou os últimos avanços da gestão para enfrentar o problema mundial da dependência química.
“Conseguimos abrir uma rubrica no orçamento para 2024 com a possibilidade de a Prefeitura pagar por leitos de cuidados para pessoas que precisam de tratamento contra as drogas”, afirmou Pimentel.
Melhores resultados
A nova composição do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas traz representantes de diversos segmentos, incluindo conselhos de classe, comunidades terapêuticas, organizações da sociedade civil, entidades religiosas, instituições de ensino, conselho tutelar, secretarias municipais e fundações.
“O Conselho tem esse papel de fiscalização social, transparência e de trazer melhores resultados para a população. Queremos dar luz aos bons resultados obtidos, mas também ampliar o debate. Trabalhando juntos podemos fazer muito mais”, disse o diretor do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Ferro.
Durante a abertura do evento, o superintendente de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto, deu boas-vindas aos novos membros e destacou a parceria de sucesso entre o município, o conselho e as entidades.
Eleito como representante das organizações religiosas, frei Kleiton de Jesus Ribeiro destacou que, de forma organizada, as comunidades terapêuticas têm conseguido fazer um trabalho de excelência em relação ao tratamento de pessoas em dependência química. E ressaltou a importância do apoio e da participação do Poder Público.
Já o vereador Ezequias Barros reafirmou o trabalho conjunto entre parlamentares e Prefeitura de Curitiba para incluir um aporte no orçamento municipal para a contratação de vagas em espaços terapêuticos. “Vamos juntos enfrentar esse problema da drogadição”, afirmou Barros.
Participaram também da mesa de abertura o ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Alexandre José Monteiro; a nova presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Alessandra Lopes Pelim Ruy; e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone.
Comped
Criado pela Lei Municipal nº 11.100/2004, o Comped atua em parceria com o Departamento de Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Seu trabalho se concentra em estabelecer estratégias e conexões com órgãos públicos e privados, organizações da sociedade civil e diferentes segmentos da sociedade para promover proteção e conscientização sobre os fatores de risco relacionados ao uso de drogas.
Uma das conquistas recentes do conselho foi o desenvolvimento do processo de certificação das Organizações da Sociedade Civil conhecidas como Comunidades Terapêuticas Acolhedoras, para qualificar e normatizar os serviços prestados por essas instituições. Curitiba tem 17 Comunidades Terapêuticas Acolhedoras certificadas.
O Comped é composto por 18 conselheiros, divididos igualmente entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. Os representantes governamentais são indicados pelos órgãos municipais, enquanto os representantes da sociedade civil são eleitos na Conferência Municipal de Política sobre Drogas.
Nova composição do Comped (biênio 2023-2024)
Representantes de Conselhos de Classe e Associação de Profissionais
Associação Comercial do Paraná: Maria Lucia Gomes e Newton Campos
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná: Marianna Diegues Guidini e Gisleine Dariane Marques de Farias Mattiello
Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná: Alexandre José Monteiro e Ronaldo Tavares
Representante das Comunidades Terapêuticas
Associação Casas do Servo Sofredor: Junior Tavares de Castro e Celia Batista Oliveira
Representante de Organizações da Sociedade Civil
Vida Promoção Social – Projeto Vida: Bruno Bernardino e Luciane Veiga da Silva
Representante de Entidade Religiosa
Reitoria do Carmo: frei Kleiton Jesus Ribeiro e Geraldino do Espirito Santo
Representante de Instituições de Ensino
Uninter Educacional S/A – Dinamara Pereira Machado e Debora Cristina Veneral
Representante do Conselho Tutelar de Curitiba
Luzia Alves da Cruz Cabral Nunes e Valter Antonio de Assis
Representante da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
Alessandra Lopes Pelim Ruy e Elaine Lino dos Santos Simões
Representante da Secretaria do Governo Municipal
Fernando Roberto Ruthes e Maria Tereza Rosa
Representante da Secretaria Municipal de Saúde
Célia Pinheiro Benevides Gadelha e Luciana Maisa da Silva Sydor
Representante da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
Carlos Afonso Marchiotti de Matos e Carla Cristina Tagliari
Representante da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Alessandra Gonçalves Ribeiro e Admaro Anderson Pinto
Representante da Secretaria Municipal de Educação
Ana Luiza Guimarães Gorski e Alice Rodrigues de Goes Stelma
Representante da Procuradoria Geral do Município
Cristine Mason Machado e Adiana Vignoli
Representante da Fundação Cultural de Curitiba
Desire Dias Fabri e Beatriz Belfort Silveira Amaral
Representante da Fundação de Ação Social
Grace Kelly Puchetti e Roberta Cristina Pivatto Borges de Mello