Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

De acordo com a Defesa Civil, são 27 municípios em situação de emergência e 15 em calamidade pública

Depois de algum tempo de instabilidade com fortes temporais e muitos estragos por todo o estado, parece que as chuvas devem dar uma trégua no final de semana. Nesta sexta-feira (2), o sistema de baixa pressão continua se intensificando, dando origem a uma frente fria. Chuvas e ventania já foram registrados em diversos municípios.

De acordo com a Defesa Civil, o número de pessoas afetadas pelas chuvas em um mês chegou a 182 mil no Paraná. Desse número, cerca de 13.913 estão desalojadas e outras 2.125 desabrigadas. Além disso, 25.181 casas foram danificadas pelos temporais. As residências destruídas chegam a 31. Ao todo, foram 161 cidades com ocorrências relacionadas aos temporais.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que iniciou às 22h de quinta e vai até a noite desta sexta. Ele se estende para todo o estado. O aviso fala sobre os riscos potenciais de perigo de chuvas fortes, de até 100 milímetros por dia, ventos de 60 a 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

No entanto, há uma boa notícia no final de semana. A estabilidade volta para o Paraná. No oeste, sudoeste e centro-sul ainda pode ter um pouco mais de nebulosidade e não se descarta algum chuvisco ocasional (madrugada e manhã). Contudo, ventos sopram com intensidade moderada, predominantes de sudoeste, nas regiões mais ao sul e leste do Estado.

No amanhecer faz frio, principalmente na “metade sul” paranaense, com temperaturas próximas ou pouco abaixo dos 10°C. Em Curitiba, a previsão é de céu claro tanto no sábado (4) quanto domingo (5). A mínima é de 11˚C e a máxima é de 21˚C.

Municípios em situação de emergência e calamidade

O clima mais ameno no final de semana deve fazer com que apenas haja a possibilidade de chuviscos ocasionais. Uma excelente notícia para a população paranaense, que sofre com as chuvas há um mês. De acordo com relatório dos últimos 30 dias (3/10 até 3/11) divulgados pela Defesa Civil, 182.183 pessoas foram impactadas pelos temporais em 259 ocorrências

Ao todo são 27 municípios em situação de emergência: São eles: Boa Esperança do Iguaçu, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Dois Vizinhos, Espigão Alto do Iguaçu, Guamiranga, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lapa, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Paula Freitas, Peabiru, Pinhão, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, Sulina, Verê e Virmond.

Em Estado de Calamidade Pública são 15: Clevelândia, General Carneiro, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.