Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura de Curitiba entregou, nesta terça-feira (31/10), mais três clínicas odontológicas reformadas. Elas funcionam nas unidades de saúde Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Pinheirinho, e Alvorada e Uberaba de Cima, no Uberaba.

Já são 84 clínicas odontológicas – de um total de 107 – reformadas desde o início da pandemia, quando a atual administração começou a executar o maior investimento global em saúde bucal da história do município, R$ 8,7 milhões.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, reabriu as três clínicas e destacou a qualidade dos novos espaços, com pontos de atendimento (boxes) individuais, separados por biombos.

“É um modelo que proporciona mais privacidade, segurança e conforto para os nossos pacientes”, disse a secretária.

Na Unidade de Saúde Uberaba de Cima, que existe desde 1993, a assistente administrativa Aline Tozo foi à clínica pela primeira vez e “inaugurou” o espaço reformado. “Está bem bonito”, reconheceu a moça.

O dentista João Marquetti Neto também elogiou a reforma. “Era uma necessidade que a gente tinha para bem atender, com mais ergonomia, mais privacidade para o paciente”, explicou o servidor. A unidade atende a uma região com 20 mil usuários.

Na Unidade de Saúde Alvorada, também no Cajuru, em atividade desde 2007, a equipe celebrou a reabertura da clínica odontológica, agora reformada depois de três meses. A unidade faz parte da Estratégia Saúde da Família (ESF) e atende a 12,7 mil usuários.

Conforto

Já na Unidade de Saúde Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pinheirinho, a voluntária Maria Helena Carvalho, a “Marlene do Crochê”, estava animada com a nova clínica odontológica. “Ficou bom, mais confortável”, afirmou ela.

Em funcionamento desde 1985, a unidade também integra a ESF, na qual atende a 14,5 mil pessoas daquela região de Curitiba.

A reforma da clínica durou quatro meses. A reabertura reuniu a equipe e contou com a bênção do Frei João Nílson Dantas, do Mosteiro Monte Carmelo.

Os servidores presentearam a secretária municipal da Saúde com uma pequena imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Investimento

O objetivo do município é reformar as clínicas odontológicas de 107 unidades de saúde da cidade para adequá-las a um modelo que atenda às exigências de segurança biológica modificadas pela covid-19.

O novo modelo, em boxes com atendimento individualizado, oferece mais privacidade a profissionais e pacientes, além de garantir mais segurança  contra o risco de contágio por vírus respiratórios.

O investimento leva em conta infraestrutura, mobiliários e equipamentos, entre recursos (majoritariamente) municipais, estaduais e de emendas de vereadores.

Foram investidos até o momento R$ 7 milhões, consideradas as unidades já reformadas, entregues e aquelas que estão em obras em fase final ou em andamento, além de equipamentos já adquiridos e entregues no almoxarifado.