Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel entregou, nesta quinta-feira (5/10), 66 caixas d’água para moradores e moradoras da Vila Primeiro de Setembro, na Caximba. A ação é a primeira de uma parceria com a Sanepar que vai disponibilizar 700 caixas d’água para comunidades vulneráveis em processo de regularização pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
“Água é vida e o que nós estamos entregando hoje aqui é a garantia da água na torneira de cada um de vocês. Para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa e viver com dignidade. Quando o poder público trabalha com união quem mais ganha é a população, na ponta”, disse Pimentel, em evento realizado naRua da Cidadania do Tatuquara.
O critério para a seleção das áreas a serem beneficiadas é a vulnerabilidade das comunidades que estão sendo regularizadas pela Cohab por meio da Reurb (regularização fundiária urbana) – um instrumento regulamentado em Curitiba em outubro de 2022.
Qualidade de vida
O Núcleo de Articulação Comunitária da Cohab percorreu as 250 moradias que formam a Vila Primeiro de Setembro e detectou que 66 não possuem caixa d’água. As famílias que demonstraram interesse foram incluídas na parceria e já estão recebendo a instalação das caixas d’água em suas casas.
“Aqui é somente a primeira ação desta parceria. Nossas equipes irão percorrer outras vilas que estão em processo de regularização para mapear as casas que não possuem caixa d’água. Elas serão atendidas e terão um significativo aumento na qualidade de vida”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
As 700 caixas d’água que estão sendo disponibilizadas foram doadas pelo Rotary Corporativo Sanepar.
O processo de Reurb já foi instaurado em dez áreas, com benefícios pra 830 famílias. Outras cinco vilas já foram mapeadas para implantação do processo, onde mais 1.040 famílias terão seus lotes regularizados. São áreas espalhadas por diferentes bairros da cidade.
Capacitação
O evento marcou também a entrega de certificados para 17 moradoras da região que participaram de um curso de Manutenção Hidráulica Residencial exclusivo para mulheres, ministrado pela Sanepar em parceria com a Cohab.
As participantes aprenderam a fazer pequenos reparos hidráulicos, a identificar vazamentos, consertar registros e torneiras, a importância da limpeza da caixa d’água e caixa de gordura, além de outros serviços essenciais para a conservação de suas residências, como arrumar chuveiros pingando e válvulas de descarga vazando.
A auxiliar de limpeza Gislaine Cristine Marcondes, 30 anos, foi uma das que recebeu o certificado. Ela mora com o marido na Vila 29 de Outubro, também na Caximba. Gestante de 30 semanas, está à espera de Maria Clara, sua segunda filha.
“Aprendi bastante coisa, como a troca dos anéis de vedação para arrumar vazamento de torneiras. Também gostei de aprender sobre limpeza da caixa d’água e da caixa de gordura. Representa uma independência, muito bom não depender só do esposo pra fazer os consertos”, disse.
Presenças
Além de Pimentel e Lupion participaram do evento o administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz; o chefe de gabinete do presidente da Sanepar, Fabrício Castilho; o presidente do Rotary Corporativo Sanepar, Alex Sandro Franco de Souza; o gerente regional Curitiba Sul, Luiz Cláudio Pereira; a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, e a diretora técnica, Melissa Kesikowski; os vereadores Bruno Pessuti e Mauro Bobato; e lideranças comunitárias.