Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

As caminhadas diárias das amigas Teresa Taborda Ribas, 65 anos, e Vilma de Souza Nunes, 73, moradoras do Pinheirinho, vão ficar mais seguras e confortáveis. Há cerca de 20 dias, equipes do departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente começaram as obras para a criação de uma nova área de lazer ao lado do Bosque Monte Sião, onde elas costumam caminhar.

Além de um parquinho com playground para crianças, serão feitas áreas de remanso, uma pista de caminhada de 200 metros e todo o bosque será cercado com telas. As intervenções na região foram um pedido feito pela comunidade durante as reuniões do Fala Curitiba, o programa de consultas públicas da Prefeitura, no primeiro semestre deste ano, no Pinheirinho.

De acordo com o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, os serviços devem durar cerca de três meses. “Estamos cercando o bosque porque a população reclamava que algumas pessoas utilizam o local para descarte irregular de resíduos”, disse Romanine.

Os trabalhos que estão em andamento são a limpeza para a construção da pista de caminhada e do parquinho, além da poda de árvores. A cancha de areia e os aparelhos da academia ao ar livre da praça localizada em frente ao bosque também receberão manutenção pela Prefeitura de Curitiba.

“Vamos colocar areia nova na cancha, fazer outras áreas de remanso ao lado da quadra e fazer uma reforma geral aqui no espaço público”, explicou Evaldo Carneiro, fiscal do Meio Ambiente.

Mais segurança

Teresa Taborda Ribas mora a duas quadras do bosque e está animada com as obras da Prefeitura.

“Aqui jogavam muito lixo, muita sujeira. Com essa nova área de lazer vai melhorar e espero que as pessoas se conscientizem para cuidar mais do bosque”, contou Teresa. 

O Bosque Monte Sião fica na rua de mesmo nome, no Pinheirinho. Com imponentes araucárias e várias árvores nativas, a área abrange um quarteirão inteiro e garante mais conforto térmico para os moradores das ruas próximas, além de servir de abrigo para a fauna local.

Para a moradora Vilma de Souza Nunes, as melhorias vão motivar mais pessoas a se exercitarem no local. “Aqui é bom para caminhar e se arrumarem certinho vai melhorar muito mais”, afirmou.