Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Bairros das dez administrações regionais da cidade estão sendo contemplados nesta semana com cerca de 80 obras de requalificação ou implantação de asfalto. São ações de zelo da Prefeitura de Curitiba e do Programa Asfalto Novo, para melhorar a mobilidade urbana, oferecer segurança e conforto nos caminhos das pessoas. São aproximadamente 50 km de manutenção no asfalto em intervenções em andamento ou que estão sendo iniciadas no período.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, as equipes coordenadas pela pasta trabalham diariamente na recuperação da malha viária com o objetivo de melhorar o deslocamento dos moradores.

“São obras essenciais para o desenvolvimento sustentável das cidades, melhorando a eficiência, a segurança, a acessibilidade e a qualidade de vida das pessoas”, diz Rodrigues. As obras de manutenção do asfalto contemplam todos os bairros, em especial os mais distantes do Centro.

Regional Santa Felicidade

São exemplos de vias com ações nesta semana a Rua Ângela Budel, que recebe novo pavimento em 572 metros entre as ruas João Volpe e Gênova, no Butiatuvinha, e a Rua Alberto Balhana, em Santa Felicidade, onde a reciclagem do asfalto avança em 347 metros entre a Rua Zacarias Alves de Souza e o final de rua. 

Na Rua Calisto Cumin, onde vive o autônomo do ramo de locação de imóveis Diego Ceccon, as melhorias acontecem desde a Avenida Vereador Toaldo Túlio até o final da via, em 385 metros de extensão.

“Essa obra chegou na hora certa, a rua estava com muitos remendos e já não era muito segura. A Prefeitura tem feito um trabalho eficiente com essas obras de asfalto, atendendo as pessoas que estão nos bairros”, contou Ceccon.

 

Regional Pinheirinho

Entre as obras em andamento na Regional Pinheirinho está da Rua Dilermando Pereira de Almeida, contemplada em 890 metros entre a José Manoel Voluz e La Salle, no bairro Pinheirinho. 

São outros exemplos de vias contempladas no bairro a Rubem Berta, com reciclagem em 1.230 metros entre a Avenida Winston Churchill e a Rua Alberto Kramer, e a Pastor João Boeira de Vargas, com obras em 165 metros entre a Cid Marcondes de Albuquerque até o final da rua.

Regional Boa Vista

As ruas Rodolpho Nunes Pereira e Alberto Otto estão entre as ruas da regional Boa Vista recebendo manutenção. Na primeira, a reciclagem do asfalto acontece em 345 metros entre a Carmelina Cavassin e a José Bajerski, no Abranches. Na Alberto Otto, são 869 metros de recuperação de pavimento entre a Theodoro Makiolka e a Joaquim Marques dos Santos, no Santa Cândida.

Regional Cajuru 

No bairro Uberaba, as equipes trabalham em vias como a Feliciano Tomelin, em toda sua extensão de 257 metros, e na Rua Anna Kloster Guimarães, também em toda a extensão de 527 metros.

No bairro Cajuru, é um exemplo de via com obras no período a Colombina Naide, com recuperação de 718 metros entre a Rua Liberato Evangelista do Prado e a Avenida Florianópolis.

Quase 1000 km

O programa Asfalto Novo soma 1.960 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.646 ruas da cidade, sendo que algumas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

A extensão total de Asfalto Novo na cidade é superior a 960 km, contemplando ruas dos bairros das dez administrações regionais. 

O programa prioriza ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população através do 156 e do programa Fala Curitiba.