Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

prefeito Rafael Greca abriu nesta terça (19/9), no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, a 2ª Copa Escolar de Curitiba/48°Jogos Escolares de Curitiba. O prefeito presidiu a solenidade de abertura das competições, que até 31 de outubro reunirá mais de 4.500 estudantes de 100 escolas municipais, estaduais e particulares do município.

“Esse competição representa o entendimento dos estudantes, da Prefeitura e dos apoiadores sobre a importância do esporte na educação. Viva o esporte, viva os curitibinhas atletas, viva Curitiba e que vençam os melhores”, disse Greca, ao saudar o público do evento, que teve juramento, desfile dos destaques de delegações e acendimento da pira olímpica.

Vão participar da Copa Escolar meninos e meninas nascidos de 2009 a 2012, nas categorias Sub-13 e Sub-16. Os alunos vão competir a partir desta quarta-feira (20/9) em modalidades coletivas e individuais e os jogos acontecem nas escolas, equipamentos da Prefeitura de Curitiba e também na Universidade Federal do Paraná.  

“Um dos focos do nosso trabalho é o investimento no esporte infantil, principalmente no contraturno escolar, já que entendemos que com as crianças e os jovens desenvolvemos uma cultura esportiva, mesmo que eles não se tornem atletas. O objetivo é ter a prática esportiva incluída na vida de todos para ter uma boa saúde”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

Mayra Camargo, de 15 anos, aluna de Colégio Estadual Ivo Leão, vai participar dos jogos de vôlei. A curitibinha se diz empolgada e confiante que seu colégio vai fazer bonito, já que é a primeira vez que escola vai disputar essa modalidade.  

“Estamos muito empolgadas. No ano passado nós não nos classificamos, mas agora melhoramos bastante e queremos chegar longe. Nós gostamos muito de participar destas competições, conhecemos novas pessoas, ganhamos experiência e é tudo muito divertido”, concluiu Mayra.

Solenidade e atrações

O grupo de sapateado Synergy foi o primeiro a entrar na quadra do Centro Dirceu Graeser, logo após foi a vez do Grupo de Dança Inclusiva da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência. Na sequência o grupo da Companhia de Dança da Melhor Idade fez uma apresentação especial que levantou os alunos.  

Também se apresentaram o Grupo de Break Dance Positive Direction e as cantoras mirins Ana Kalil e Ana Ribeiro, que cantou o Hino de Curitiba.

Depois da entrada dos atletas, a tocha com o fogo olímpico foi conduzida à pira por atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba: Gabriela Moraes, 17 anos, tricampeã paranaense de esgrima; Arhtur Pereira Morer, 15 anos, campeão brasileiro de triathlon; Mari Santilli, paratleta da canoa (VL3), 3ª colocada no Mundial de Paracanoagem e classificada para a Paralimpíada de Paris 2024; Maria Luiza Jaime, 17 anos, tricampeã brasileira de marcha atlética; e Nycolly Carneiro e Manuela Yumi Nakano, da patinação artística.

O evento foi prestigiado pelo administrador regional do Portão, Gerson Gunha, pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, e por vereadores da cidade.

A Copa Escolar de Curitiba é um projeto pensado e organizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e conta com o apoio do Programa Federal da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Também apoiam o evento Banco CNH Industrial Capital S, , New Holland, Expresso Adorno, Sideral Linhas Aéreas, Racks Refrigeração, Plotter Engenharia e Electrolux do Brasil.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.