KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 27/11/2017 às 10h51min - Atualizada em 27/11/2017 às 10h51min
.. Primeiramente é importante destacar que a segurança de qualquer pessoa ou bem é de responsabilidade de todos e não apenas dos órgãos de segurança. No brasil observamos uma cultura de esperar que primeiramente as autoridades façam alguma coisa, ou ainda, que se o problema não chegou até mim, eu não devo me preocupar. Esse pensamento não é o melhor para a segurança pública, devemos mudar isso, pois quando todos se envolvem na prevenção de crimes o resultado é sempre melhor para a sociedade. Lembramos que a Polícia não consegue estar em todos os cantos ao mesmo tempo.
A prevenção, através de medidas simples e eficiente, é sempre a melhor forma de evitar crimes e de combater a ação do delinquente, pois quem não previne o crime, acaba, de certo modo, colaborando com ele.
Todo mês de dezembro temos um aumento na circulação de dinheiro e pessoas no comércio, época de compras de fim de ano, alavancadas pelo natal e recebimento do 13º Salário. Muitas pessoas aproveitam este mês para consumir, sendo um momento bastante aguardado, tanto para o comerciante quanto para a população.
Para evitar que este momento de confraternização vire frustração, é importante ficarmos atentos as dicas de segurança, que em sua maioria são simples e de conhecimento de praticamente todos. O problema, na maioria dos casos, é que a pessoa que se torna vítima de um furto ou roubo, por exemplo, deixa de adotar uma postura preventiva que já conhecia, por descuido ou por imaginar que não havia necessidade naquele momento.
Citamos a seguir algumas das principais dicas de segurança para esse período de fim de ano:

• Procure ficar sempre atento quando sair as ruas, observando todos e o que acontece ao seu redor.

• Normalmente os delinquentes procuram vítimas desatentas, com base nos pertences que carregam e na forma que carregam.

• Todas as pessoas que utilizam um ambiente ou ali exercem uma atividade são responsáveis pela sua segurança.

• Se possível, sempre ande acompanhado de mais alguém, principalmente quando for levar bens de valor, nos dias de ir ao banco ou às compras.

• Se for de carro, lembre-se de evitar objetos de valor como bolsa, carteira, celular, notebook, tablet, à vista, pois isso atrai a atenção de delinquentes. Procure guardar os objetos dentro do porta luvas, porta malas ou até mesmo embaixo do banco.

• Durante as compras sugerimos utilizar roupas com bolso, de preferência na parte da frente e que tenha tamanho suficiente para caber todo o objeto que se deseja por nele. É muito comum observarmos celulares e carteiras que ficam a amostra em bolsos, aumentando a oportunidade para o delinquente. Se a roupa não possui bolsos, a pessoa carrega objetos e carteiras nas mãos, o que também facilita a ação de criminosos.

• Se a opção for utilizar bolsas, procure evitar as abertas, optando sempre pelas que tenham fecho e com alça mais reforçada e longa, para que possa ser colocada a frente do corpo. Nichos internos existentes em algumas bolsas aumentam a segurança e dificultam a ação de pequenos furtos, principalmente em locais de grande aglomeração de pessoas, como lojas lotadas e ônibus.

• Nos locais de grande aglomeração, se utilizar mochilas, o recomendável é deixar a frente do corpo.

• Nos supermercados, outro fato comum de acontecer é deixar a bolsa no carrinho de compras enquanto escolhe os produtos, evite isso.

• Nas agências bancarias não forneça dados pessoais como número de conta, senhas e número de cartões a estranhos. Certifique ao pedir ajuda, tenha certeza que a pessoa que vai te ajudar seja funcionário do banco (sempre estarão identificados). Nunca peça ou aceite ajuda de estranhos. Tenha cuidado também com delinquentes que por vezes se disfarçam de funcionários, principalmente nos horários e dias que a agencia bancaria está fechada, como sábados, domingo e feriados.

• Ao sacar dinheiro procure ser discreto, pois pode ter pessoas dentro das agências e próximas aos terminais bancários te observando. Se possível, procure ir acompanhado ao banco.

• Se sair com crianças, fique de olho nelas, evite que se dirijam desacompanhadas a banheiros ou a outros locais.

• Tenha cuidado a golpes de estelionatários, como o golpe do bilhete premiado (uma pessoa te oferece a venda por um preço menor um suposto bilhete que possui um prêmio a receber), golpe do paco (delinquentes fingem que localizam um montante de dinheiro e propõe dividir contigo, aceitando o que você tem na carteira), e outros golpes variados. A regra neste caso é utilizar o velho ditado, “quando a esmola é demais o santo desconfia”.


• Caso as medidas de segurança não sejam suficientes para evitar um crime, a dica é nunca reagir, pois seu maior patrimônio é a sua integridade física.
• Se o crime ocorrer, sempre ligue 190 e registre o Boletim de Ocorrência. Isso é importante para que as forças de segurança adotem recursos e ações de segurança pública para a região. Esta atitude, caso não recupere o bem perdido, evita novos crimes, pois a Policia Militar realiza operações policiais com base nas informações dos Boletins de Ocorrência e das ligações ao telefono 190.

As dicas de segurança se seguidas diminuem drasticamente a probabilidade de um crime acontecer, por isso a sua importância.

A prevenção é sempre a melhor opção.

1º Ten. QOPM Edvagner de Lima Gonçalves, Comandante da 4ª Cia do 13º Batalhão de Policia Militar, ingressou na Policia Militar em 2001, formado no Curso de Oficiais da Policia Militar do Paraná em 2007 e Bacharel em Direito.

DICAS DE SEGURANÇA NAS FESTIVIDADES DE FINAL DE ANO