KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 30/10/2017 às 09h19min - Atualizada em 31/10/2017 às 10h08min
.. Comemorando os mais de 70 mil atendimentos, o prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa encerraram neste sábado (28/10) o Mutirão da Cidadania da CIC. O evento, que começou na última quinta-feira, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), reuniu cerca de 200 serviços gratuitos, como o encaminhamento para vagas de emprego, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, cadastramento de estudantes e uma série de atividades culturais e de lazer.

“Além disso, em apenas três dias, foram mais de 1.400 carteiras de identidade confeccionadas e quase 400 pessoas encaminhadas para empregos”, destacou o prefeito.

Greca afirmou que esta terceira edição do mutirão, mais uma vez, mostra a união entre a prefeitura e o governo do estado para melhorar a qualidade de vida dos curitibanos. “Quem ganha mais com essa parceria é a população, que tem uma variedade de serviços à disposição, além de todo o trabalho que fazemos nos bairros CIC, Augusta, Riviera e São Miguel, que compõem a regional, tapando buracos, trocando lâmpadas, limpando rios, fazendo coleta de entulhos vegetais, entre outros", enumerou o prefeito. Ele salientou ainda que, neste começo de gestão, duas mil famílias da CIC já receberam títulos de regularização fundiária de seus terrenos. “Agora essas famílias podem ter segurança de posse e, até o fim do ano, vamos chegar a um total de quatro mil títulos de regularização na região”, garantiu o prefeito.

Richa também destacou a importância da parceria da prefeitura e do governo do estado em garantir à população o acesso a vários serviços por meio do mutirão. “O evento aqui na CIC, assim como os que ocorreram nas regionais Bairro Novo e Cajuru, reforçam a importância de levarmos os serviços públicos às regiões onde as pessoas moram”, justificou. Ele espera que o próximo evento, programado para o Tatuquara, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, tenha o mesmo sucesso das três primeiras edições.

Família Paranaense

Durante o encerramento do Mutirão da CIC, a prefeitura recebeu do governo do estado duas vans adaptadas e equipadas para a execução do programa Família Paranaense no município. Os veículos foram doados por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento, coordenadora do programa. O Família Paranaense busca a redução da pobreza no Paraná, a partir do acompanhamento e da oferta de ações específicas para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Os veículos facilitarão o deslocamento dos profissionais para atender as famílias e também para fazer atendimentos coletivos, em especial aquelas que moram em áreas mais distantes dos equipamentos públicos”, explicou a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni, coordenadora do programa em Curitiba. Como o Família Paranaense é realizado de forma integrada com outras secretarias e órgãos municipais, os veículos também serão usados em ações conjuntas, como mutirões, atividades culturais, de lazer e de saúde.

Também estiveram presentes no encerramento do mutirão a vice-governadora Cida Borghetti; o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara; o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o secretário estadual de Cultura, João Luiz Fiani; o presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto; os vereadores Sabino Picollo, Toninho da Farmácia, Katia Dittrich, Mauro Ignácio, Maria Manfron, Mauro Bobato e Zezinho do Sabará; a deputada estadual Maria Victoria; o deputado federal Luciano Ducci; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e o presidente da Copel, Antônio Guetter.

Entre outras autoridades que estiveram no encerramento do Mutirão da CIC estavam o diretor geral do Campus Curitiba da UTFPR, Cezar Romano; a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Marcello Richa; a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Arildo Luís Dias; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o comandante do Primeiro Grupamento dos Bombeiros, tenente-coronel Prestes; o administrador regional CIC, Raphael Keiji; o administrador regional Portão, Gerson Gunha; o administrador regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima; o administrador regional Cajuru, Márcio José Nunes; o administrador regional Boqueirão, Ricardo Dias; o administrador regional Pinheirinho, João do Suco; e o diretor das Administrações Regionais, Dirceu de Matos.

Fonte: PMC

Mutirão da CIC encerra com mais de 70 mil atendimentos